Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Resenha 6

with 2 comments

Resenha

Software livre e software gratuito: a diferença

Como criar uma falsa expectativa

O texto Software Livre e software gratuito: saiba a diferença, escrito por Emerson Alecrim, apresenta brevemente a distinção entre programas freeware e softwares livres. Após esclarecer essa questão, o autor apresenta as várias vantagens do software livre. Uma delas é, por exemplo, a rápida correção de bugs, viabilizada pela possibilidade de qualquer usuário ter acesso ao código fonteApesar de trazer informações relevantes, o texto é marcado por dois principais descuidos. O primeiro está relacionado ao título: ele dá a impressão de que o conteúdo será mais informativo ou explicativo, concentrando-se na distinção entre os termos “livre” e “gratuito”. No entanto, a dissertação toma um rumo muito mais ideológico – e aqui tem origem o segundo problema. Ao assumir a bandeira Linux com militância, o autor menciona apenas as vantagens do sistema e, muitas vezes, ignora fatores importantes. Por exemplo, em um momento do texto, é feita a pergunta: “para que gastar milhões em dinheiro em softwares pagos (e limitados), com ´prazo de validade´, sendo que este dinheiro poderia ser investido em outros setores?”. A resposta é simples: porque não existe uma versãolivre para todos os softwares, infelizmente. E ainda porque o Linux não tem projeção comercial suficiente para que as empresas desenvolvam softwares compatíveis com essa plataforma. Portanto, ao serem demasiadamente parciais, as informações apresentadas por Alecrim acabam, em parte, perdendo credibilidade. Afinal, no texto é mostrado (e exaltado) apenas um lado da história.

 

Valquíria Lopes Rabelo

 

ALECRIM, Emerson. Software Livre e software gratuito: saiba a diferença. 2003. Disponível em: <http://www.infowester.com/linlivrexfree.php&gt;. Acesso em 28 de set. 2010.

Anúncios

Written by michelymara

12 novembro 2010 às 4:31 pm

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Concordo que o Linux realmente é muito útil e por ser gratuito garante o direito a todos ao software. Mas não podemos esquecer que não há somente vantagens, há também desvantagens, por exemplo, de incompatibilidade com outros programas comerciais.

    Dirceu.

    Dirceu Evangelista da Silva Pereira

    15 novembro 2010 at 9:52 pm

  2. ÓTIMA RESENHA, VALQUÍRIA!!!!!
    APONTA AS VANTAGENS DO TEXTO MAS TAMBÉM LOCALIZA O AR MESSIÂNICO QUE ACOMPANHA A DISCUSSÃO, O QUE ME PARECE SER UMA PRÁTICA , INFELIZMENTE, NÃO MUITO RARA NO MEIO.

    Emília Carolina

    16 novembro 2010 at 1:19 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: