Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Resenha 3

with one comment

Resenha

Software livre e software gratuito: a diferença

O artigo de Alecrin Emerson diferencia de forma adequada os termos livre e gratuito. Tomando como exemplo o sistema operacional Linux, o conceito de software livre é apresentado, explicitando que o código-fonte é livre para alteração e distribuição e, além disso, gratuito. Dessa maneira, forma-se uma comunidade que através do desenvolvimento coletivo possibilita que os usuários possam colaborar com idéias que contribuem para a resolução dos problemas de forma mais rápida. A licença que regulamenta o Linux e a maioria dos programas livres é a GPL (GNU Public License), que possibilita que o usuário copie o programa, instale em quantos computadores quiser, veja, estude, altere o código-fonte e não pague nada por isso.  Na prática, isso possibilita o desenvolvimento coletivo e significa liberdade para executar, estudar, distribuir e melhorar o programa. O futuro promissor tão esperado pelo autor do texto mostra o otimismo dos adeptos do software livre.

Adriano Cesar Braga Borges

EMERSON, Alecrin. Software Livre e software gratuito: a diferença. Infowester. Disponível em: <http:// http://www.infowester.com/linlivrexfree.php/&gt;. Publicado em 27/03/2003 – Atualizado em 10/12/2004 – Acesso em: 04/10/2010.

Anúncios

Written by michelymara

12 novembro 2010 às 4:30 pm

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Concordo que a formação de comunidades para construção coletiva possibilita a resolução dos problemas mais rapidamente.

    Dirceu.

    Dirceu Evangelista da Silva Pereira

    15 novembro 2010 at 9:46 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: