Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Brasil e Índia: A Nova Geração do Código Aberto (Open Source)

leave a comment »

Link do texto original http://www.opensource.org/node/528
Tradução de Daniela Carvalho Cordeiro

Aqueles de nós que acompanham o crescimento do open source nas nações BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) sabem que tanto o Brasil quanto a Índia estão se aproveitando do código aberto em um ritmo rápido, rumo ao desenvolvimento econômico.
Índia
A Índia é um grande utilizador de open source. Setores de alavancagem de fonte aberta incluem terceirização de desenvolvimento de software, business process outsourcing, serviços públicos, ensino técnico, bem como indústrias, bancos, seguradoras, manufatura, petróleo e gás, defesa e espaço. Segundo a Wikipedia , a Índia produz 2,5 milhões de licenciados por ano a partir da qual apenas uma pequena percentagem, cerca de 700 mil pessoas,são empregadas pela indústria de BPO da Índia.Na indústria de BPO,que até então prosperava no mercado com a comercialização de produtos de baixa qualidade a preços reduzidos, a mão de obra qualificada iniciou-se para alavancar os softwares open source de automação no intuito de obter ainda mais vantagens de custo .
Brasil
O Brasil também tem sido um foco de atividade de código aberto nos últimos anos. Agências do Governo, setores privados e as universidades têm divulgado informações sobre o uso e a aplicação de soluções de código aberto para criar centros locais de conhecimento e ganhar ainda mais experiência sobre esse recurso. Vendo o sucesso da Índia na terceirização de TI, o Brasil também declarou interesse em usar o código-fonte aberto para ganhar a liderança no mercado de outsourcing de desenvolvimento de software.
De acordo com artigos recentes na Rede Mundial e Computer Weekly , o Brasil tem poucos chances de obter o controle da terceirização de software de fonte aberta. Estes desafios incluem um discurso predominantemente não-Inglês na indústria de TI e o aumento de salários.Mas os brasileiros estão otimistas de que o conhecimento profundo do código aberto pode superar tais fatores e ajudá-los a competir globalmente.
Os especialistas de open source em IT do Brasil e o governo brasileiro são muito ativos em fóruns internacionais de open source, bem como na contratação de peritos internacionais para o Brasil. Por exemplo, a Linux Foundation estará realizando sua primeira cúpula ,no Brasil,no final deste ano. Essa troca de idéias, técnicas e conhecimentos podem ajudar a estimular a economia do conhecimento local e dar ao Brasil uma vantagem especial em perícia de código aberto.
O Brasil tem outras vantagens que poderiam combinar com o conhecimento do código aberto para desenvolver o mercado de software outsourcing, com especial incidência sobre os EUA. Essas vantagens incluem a proximidade geográfica com os E.U. A avançada pesquisa tecnológica e excelente infra-estrutura, como estradas, aeroportos, energia e telecomunicações.
Colaboração é bom
No verdadeiro espírito do código aberto, tanto a Índia como o Brasil podem aprender muito uns com os outros. As indústrias de TI e outsourcing da Índia certamente poderiam aprender com o compromisso do Brasil com o código aberto para promover inovação e desenvolver os seus mercados interno e exportação. Assumir compromissos mais profundos para a adoção de open source só poderia ajudar os dois países a crescer suas economias ao compartilhar experiências e melhores práticas. Afinal,economias baseadas no conhecimento prosperam apenas através da contínua busca de uma educação melhor, de um profundo conhecimento, mais inovação e colaboração a longo prazo.

Anúncios

Written by otextolivre

27 setembro 2010 às 5:11 pm

Publicado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: