Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Brasil e Índia: A Nova Geração de Open Source

leave a comment »

Fonte: http://www.opensource.org/
Trabalho Individual: Raquel Góes

Quem acompanha o crescimento do open source (código aberto) nas nações do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) sabe que tanto o Brasil quanto a Índia estão utilizando o open source em um ritmo rápido rumo ao desenvolvimento econômico.

Índia
A Índia é uma grande usuária de open source. Dentre os setores responsáveis pela alavancagem de fonte aberta podemos citar a terceirização do desenvolvimento de software, o comércio externo, os serviços públicos, o ensino técnico, bem como indústrias, bancos, seguros, fábricas, setores relacionados ao petróleo e gás, defesa e espaço.
Segundo a Wikipédia, a Índia produz 2,5 milhões de licenciados por ano dentre os quais uma pequena percentagem, cerca de 700 mil pessoas, são empregadas pela indústria indiana BPO.
A BPO, que floresceu através de mão de obra qualificada e barata, já começou a aproveitar o software de código aberto, baseado na automação, para obter vantagens no custo benefício.

Brasil
O Brasil também tem sido um foco de atividade de código aberto nos últimos anos. Agências governamentais, setores privados e as universidades têm ensinado e implementado soluções “open source” para criar centros especializados ,adquirindo experiência em torno do código aberto no país.
Vendo o êxito da Índia na terceirização de TI, o Brasil também declarou interesse em usar o open source para ganhar a liderança no mercado externo de desenvolvimento de software.
De acordo com os artigos recentes nos sites Network world e Computer Weekly, o Brasil tem alguns desafios a superar para aproveitar totalmente o poder do software de código aberto para a terceirização. Estes desafios incluem a necessidade de domínio do inglês nas indústria de TI e o aumento dos salários por hora. Mas os brasileiros estão otimistas de que o conhecimento profundo do código aberto pode superar tais fatores e ajudá-los a competir globalmente.
Especialistas em código aberto de TI , o governo e educação brasileiros são muito ativos em fóruns internacionais de código aberto, bem como a contratação de peritos internacionais no Brasil. Por exemplo, a Linux Foundation estará realizando a sua primeira cúpula no Brasil, ainda este ano. Essa troca de idéias técnicas e conhecimentos podem ajudar a estimular a especialização da economia local e dar ao Brasil uma vantagem especial em perícia de código aberto.
O Brasil tem ainda outras vantagens que poderiam combinar com o conhecimento do código aberto para desenvolver o mercado externo de softwares, com especial incidência sobre os EUA. Essas vantagens incluem a proximidade geográfica com os EUA, as pesquisas tecnológicas internas avançadas e uma ótima infra-estrutura, como estradas, aeroportos, telecomunicações e energia.

Colaborar é bom
No verdadeiro espírito do código aberto, tanto a Índia como o Brasil pode aprender muito entre si.
A Índia ,com suas indústrias terceirizadas de TI , certamente poderia aprender mais um pouco com o compromisso do Brasil com o código aberto promovendo, dessa forma, a inovação e desenvolvimento dos seus mercados interno e externo.
Assumir compromissos mais profundos para a adoção de open source, compartilhando experiências e melhores práticas, só pode ajudar os dois países a crescerem as suas economias.
Economias baseadas no conhecimento apenas podem prosperar em contínua busca de uma melhor educação, mais especialização, mais inovação e colaboração a longo prazo.

Anúncios

Written by otextolivre

27 setembro 2010 às 5:09 pm

Publicado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: