Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Duas Distribuições Populares Lançam Marcos de Desenvolvimento

with 2 comments

Ubuntu Linux, openSUSE Linux

Na quinta-feira, 02 de setembro, duas das principais distribuições Linux lançaram marcos de desenvolvimento de suas novas versões que estão à caminho. O openSUSE lançou o Marco 1 da versão 11.4 e o Ubuntu liberou uma versão beta do seu próximo lançamento 10.10, codinome Maverick Meerkat, para desenvolvedores e testadores da comunidade.

Por Susan Linton
Tradução de Hugo Alves Richard
Texto original: http://www.linuxjournal.com/content/two-distributions-release-development-milestones

openSUSE 11.4 Marco 1

O openSUSE 11.4 trará muitas correções e melhorias. As alterações mais significativa nesta etapa são vistas no sistema de gerenciamento de pacotes. O Libzypp, uma infra-estrutura que serve como resolver de dependências e API de software para o YaST e o Zypper (sistema de gerenciamento de pacotes do openSUSE), foi atualizado e suportará mais protocolos de rede. O MultiCurl irá substituir o antigo backend MediaAria. Ele aceita downloads em HTTP e FTP, bem como transferências Zsync e downloads Metalink. O Zsync reduzirá o tempo de espera para os usuários e a carga nos servidores do openSUSE, baixando apenas as mudanças encontradas em cada pacote. O Multicurl também traz suporte para a utilização de repositórios protegido por senha. Além disso, certos bugs no MediaAria causavam mau desempenho em alguns momentos e eles agora serão eliminados com MultiCurl. Talvez o benefício mais importante do MultiCurl é sua capacidade de fazer o download de múltiplos streams simultaneamente. Tudo isso contribui para um importante aumento de velocidade para os usuários do openSUSE YaST.

Outras atualizações vistas neste momento incluem: Linux 2.6.34, Xorg 1.9, GCC 4.5, KDE 4.5, GNOME 2.32.0 Beta 1 e Firefox 3.6.8. O próximo marco de desenvolvimento está previsto para o dia 30 de setembro, com o lançamento público da versão final previsto para o dia 10 de março de 2011.

Ubuntu Beta 10.10

A primeira e única versão beta no ciclo de desenvolvimento do 10.10 foi liberada no mesmo dia. Neste ciclo, os desenvolvedores do Ubuntu estão se concentrando na experiência geral do usuário. Eles estão fazendo pequenos ajustes aqui e ali para tornar as coisas um pouco mais lógicas. Parte disso é apenas a redação das entradas do menu e as descrições dos pacotes. Outras assumem a forma de mudanças de temas e cores, bem como o redesenho de interfaces para ferramentas como o Ubuntu Software Center.

Mas eles também estão trabalhando em algumas alterações mais significativas. O instalador foi simplificado ainda mais do que o encontrado na versão passada. Agora, o particionamento é o primeiro passo. Dessa forma, o novo sistema já estará sendo instalado enquanto os usuários terminam de responder as tediosas perguntas sobre o fuso horário, o nome de usuário e a senha. Além disso, o instalador se oferece para instalar codecs de multimídia e plugins não-livres – algo que até mesmo usuários experientes podem apreciar.

Alguns destaques são: um outro gerenciador padrão de fotos (Shotwell), o indicador de som foi aprimorado para incluir controles do player de música e o processo de boot ficou mais rápido. Também está incluído o Linux 2.6.35, o GNOME 2.31, o Xorg 1.9, o GCC 4.5.1, e o Firefox 3.6.9.

O release candidate é esperado para o dia 30 de setembro e a versão final está prevista para o dia 10 de outubro.
______________________

Susan Linton escreve sobre Linux e é proprietária do tuxmachines.org.

Anúncios

Written by otextolivre

15 setembro 2010 às 8:55 pm

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Legal essas novas distribuições. A do Ubuntu estou ansioso para conhecer já que aprendi a usar o linux através dessa excelente distribuição, assim que foi lançada.

    Henne

    19 setembro 2010 at 6:43 pm

  2. Espero que o openSUSE volte a ter grande importancia na comunidade linux no Brasil, pois quando comecei a utilizar o Linux muitos amigos meus usavam o SUSE e gostavam. Agora esta um grande dominio da canonical, com meritos ao bom trabalho que ela tem realizado com o Ubuntu e seus derivados, mas uma coisa que o software livre sempre nos ensina é que a diversificação é a melhor pedida.
    No aguardo das verções definitivas dessas duas grande distribuições!

    Hélio Bertolini Junior

    20 setembro 2010 at 4:38 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: