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Palestra sobre Unitins e EAD – 04/03/2010

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{20:57:18] Tópico O tópico do canal é “Sala de aulas e palestras do #semiofon e do #textolivre || Room for classes and conferences from #semiofon and #textolivre || http://evidosol.textolivre.org/”.
{20:57:25] Entrada rooselene juntou-se a este canal (~c950033f@gateway/web/freenode/x-gigrbqjocasekjjf).
{20:57:30} [acris] boa noite, pessoal
{20:57:38} [acris] oi, Geraldo, oi, maristela
{20:57:43] Entrada Vanely juntou-se a este canal (~bd629590@gateway/web/freenode/x-malpswevywbjhmqs).
{20:57:44} [acris] desculpem a demora
{20:57:45} [AndreaCenteno] Boa noite, professora!
{20:57:47} [maristela] boa noite acris
{20:57:48} [rooselene] oi!
{20:58:15} [Geraldo] boa noite Acris
{20:58:22] Sair rooselene deixou este servidor (Client Quit).
{20:58:25} [Juliana_castro] Boa noite acris
{20:58:27} [Vanely] Oi pessoal
{20:58:42} [Juliana_castro] Oi Vanely, boa noite
{20:58:43} [acris] Tudo bom, Geraldo?
{20:58:57} [acris] maristela e Geraldo, vamos funcionar assim:
{20:59:03] Entrada bilude juntou-se a este canal (~bb1497d8@gateway/web/freenode/x-qlmaepbhjmqawahw).
{20:59:03} [Geraldo] Estou bem, obrigado.
{20:59:06} [acris] eu dou voz a voces dois
{20:59:25} [acris] e vocês podem falar por 30 a 40 minutos,
{20:59:35} [acris] quando terminarem, abrimos o canal para perguntas
{20:59:41} [acris] e daí todo mundo pode falar,
{20:59:43} [Rosilene] ok.
{20:59:44} [acris] pode ser?
{20:59:50} [Geraldo] perfeito.
{20:59:50} [AndreaCenteno] ok
{20:59:55} [maristela] ok
{21:00:01] Modo Você dá a maristela permissão para falar.
{21:00:10] Modo Você dá a Geraldo permissão para falar.
{21:00:15} [hugleo] acris, tira meu voice 🙂
{21:00:20} [acris] ok, hugleo
{21:00:26] Modo Você pegou a permissão para falar de hugleo.
{21:00:30} [acris] 🙂
{21:00:36} [hugleo] 🙂
{21:00:47} [acris] o canal ainda está aberto
{21:01:04} [acris] quando vocês quiserem, podemos começar
{21:01:11} [AndreaCenteno] gente, que legal!!! nunca participei disso antes…:))))
{21:01:16} [Geraldo] ok. Maristela…
{21:01:27} [maristela] ok geraldo
{21:01:29} [acris] legal, AndreaCenteno 🙂
{21:01:32} [Geraldo] joga o ping…
{21:01:44} [maristela] Vamos então começar pessoal
{21:01:51} [acris] ok, 1 min, maristela
{21:02:03] Modo Você ajustou o modo do canal para ‘moderado’.
{21:02:03] Modo Você muda o modo do canal para +z
{21:02:07} [Vanely] Também estou achando ótimo!
{21:02:12] Entrada sigarofalo juntou-se a este canal (~bd3bb015@gateway/web/freenode/x-ngkrvmuykmtqiebd).
{21:02:14} [maristela] Bem, meu nome é maristela de souza borba e trabalho na unitins com ead por cinco anos
{21:02:15} [Garcia] Boa noite para todos
{21:02:24} [acris] boa noite
{21:02:29} [maristela] e tenho estudado com a acris na ufmg desde ano passado
{21:03:04] Entrada Monica_ juntou-se a este canal (~bd3c1dfb@gateway/web/freenode/x-toufqjefvsflmhwe).
{21:03:08} [maristela] por isso agradeço a oportunidade de estar aqui com vc, agradeço a acris pelo convite
{21:03:18} [maristela] geraldo quer se apresentar?
{21:03:24} [Geraldo] sim, claro
{21:03:25} [acris] para mim é que é uma grande oportunidade, maristela
{21:03:34} [acris] obrigada por sua presença
{21:04:17} [Geraldo] Sou Geraldo da Silva Gomes, 20 anos de Unitins, sete anos de EaD, me manejo entre a educação e a comunicação e por ai afora.
{21:04:38} [Geraldo] e obrigado pela oportunidade de estar dialogando com vocês.
{21:04:44} [acris] seja bem vindo, Geraldo
{21:04:52} [acris] e muito obrigada por sua presença
{21:05:00} [acris] DEixe-me coloca-los a par
{21:05:00} [maristela] seja bem vindo geraldo
{21:05:06} [acris] do que estamos fazendo aqui
{21:05:22} [acris] estamos concluindo uma disciplina sobre EAD
{21:05:28} [acris] legislação e história
{21:05:40} [acris] e durante a disciplina estudamos o caso da UNITINS
{21:05:54} [acris] por isso achei muito importante
{21:06:01} [acris] que pudéssemos saber
{21:06:06} [acris] de vocês, que estão lá
{21:06:14} [acris] dando aulas, participando do processo
{21:06:24} [acris] a história que não aparece nas manchetes
{21:07:02} [acris] voces podem decidir a dinâmica
{21:07:27} [acris] quem quer começar
{21:07:29} [acris] ?
{21:07:33} [Geraldo] Ufff…difícil resumir tudo isso em 30 minutos, mas aguardem mais um mês que estarei disponibilizando em meu blog todo esse relato
{21:07:45] Entrada Marcialu juntou-se a este canal (~c93a3f7e@gateway/web/freenode/x-assviabtsparjhzp).
{21:07:52} [acris] Geraldo: vamos aguardar sim,
{21:07:52} [maristela] vamos começar pelo contexto histórico
{21:08:01} [Geraldo] afinal de contar, o saber não pode ser luxo e deve ser compartilhado.
{21:08:13} [acris] com certeza
{21:08:39} [maristela] Com a criação do estado do tocantins, a Faculdade do Norte Goiano virou Universidade do Tocantins em 1990
{21:08:44] Entrada Dani_Re juntou-se a este canal (~daniervel@unaffiliated/daniervelin).
{21:08:51} [Geraldo] Sim, Maristela. A Unitins é uma universidade criada em 1990 que passou por várias transformações legais em seus 20 anos de existência.
{21:09:07} [maristela] inicialmente, era autarquia
{21:09:37} [Geraldo] Maristela, por aqui havia o modelo das faculdades isoladas ( de Araguaína, Porto Nacional e Gurupi), A Unitins ao ser criada
{21:09:46} [Geraldo] acoplou Porto Nacional e Araguaína.
{21:10:18} [maristela] é isso mesmo e em 1996 foi autorizada a criaão da fundação universidade do tocantins – unitins, fundação pública de direito privado
{21:10:48} [acris] fundação pública de direito privado?
{21:10:51} [Geraldo] Inicialmente existia a Universidade e a Fundação mantenedora, depois em 1992 foi transformada em autarquia integrante do sistema de ciência, tecnologia e educação do Tocantins.
{21:11:50} [Geraldo] Em 1996 foi transformada em fundação privada e por força dos movimentos sociais, estudantis e outros interesses na política de FHC retornou em 2000 como fundação pública de direito privado.
{21:12:11] Entrada aninha juntou-se a este canal (~c9500098@gateway/web/freenode/x-npzvtrftjzgzruzi).
{21:12:23} [Geraldo] Também naquele momento era criada a Universidade Federal do Tocantins, que ganhou todo o patrimônio, cursos e alunos da Unitins.
{21:12:32} [Geraldo] Aquelas histórias que poucos contam…
{21:12:51] Apelido aninha está conhecido agora como aninha___.
{21:13:20} [maristela] Em 2001, em parceria com empresas voltadas para a Educação a Distância, a Universidade iniciou o projeto experimental do Curso Normal Superior Telepresencial.
{21:13:23} [Geraldo] Você se lembra dos movimentos ocorridos pela criação da Federal, Maristela?
{21:13:41} [maristela] sim geraldo
{21:13:46} [maristela] estava lá
{21:14:07} [Geraldo] Sim, mas essa parceria foi orquestrada, não podemos esquecer que o estado do Tocantins foi laboratório de experiências educacionais
{21:14:23} [Geraldo] e educativas pelos grupos econômicos defensores do neoliberalismo.
{21:14:58} [Geraldo] A idéia era lançar o modelo da fundação pública de direito privado, uma forma da esfera privada intervir na esfera pública, redimensionar processos de gestão
{21:15:19} [Geraldo] e se beneficiar, posteriormente, dos rendimentos financeiros dessa “parceria”.
{21:15:32} [acris] ah, sim, agora etendi 🙂
{21:15:58} [maristela] Com a criação da UFT e após transferência de parte do patrimônio da unitins à uft, dos alunos e dos cursos regulares, houve mais uma vez
{21:16:18} [maristela] a necessidade de adequar a ies à sua nova realidade acadêmica e física
{21:16:32} [Geraldo] Lynn Alves trabalhou em um de seus textos sobre a mercantilização do ensino público com a intervenção do privado e tendo as tecnologias como mediadoras.
{21:16:53} [Geraldo] No fundo, infelizmente para a instituição sobreviver como universidade teve de se submeter.
{21:17:22] Entrada LucasMilHouse juntou-se a este canal (~lc@189.61.139.71).
{21:17:42} [Geraldo] Maristela, quando você entrou na Unitins se lembra sobre quando falavamos da Fênix Ressurgida…era bem isso.
{21:18:20} [maristela] bem, fiquei na unitins, inicialmente d 1995 a 2003, depois voltei em 2005, e me lembro das histórias
{21:18:22} [Geraldo] A educação mediada pelas tecnologias foi um projeto que se tornou programa e englobou toda a instituição, garantindo sua sobrevivência.
{21:19:22} [Geraldo] No lado acadêmico, investigativo, didático, metodológico, teórico foi extremamente delicioso aprender a despreender de modelos, concepções, paradigmas educativos
{21:19:44} [maristela] nossa, foi demais aprender a ensinar na ead
{21:19:53} [maristela] uma experiência excelente
{21:19:59} [Geraldo] e se deixar inserir nas múltiplas possibilidades das TIC na educação.
{21:20:28} [Geraldo] Mas, hoje, fico triste com o que vejo. Muito poderia e poder ser feito.
{21:20:53} [maristela] vamos falar um pouquinho sobre como acontece o ensino ead na unitins, geraldo?
{21:21:00} [maristela] para o pessoal compreender
{21:21:24} [Geraldo] O campo da educação não se distancia do campo da política, pensando em Bourdieu, e determinadas situações nos deixam preocupados.
{21:21:43} [maristela] é verdade geraldo
{21:22:04} [Geraldo] Por exemplo: Trabalhar numa instituição que tem o espírito público mas as regras de gerenciamento estão arraigadas num fordismo-taylorismo-toyotismo.
{21:22:33} [acris] nossa
{21:22:58} [Geraldo] Existe o capital entrante que é lícito, mas se o grupo gestor não for idôneo e se deixar corromper, o processo vai por água abaixo.
{21:23:52} [Geraldo] Como eu disse uma vez numa assembléia de professores: a Unitins ressurgiu do nada com a EaD, formando 8.500 professores do finado curso Normal Superior. Mas começou a dar lucro.
{21:24:16} [maristela] pessoal, os alunos recebem um material impresso produzido pelos professores, assistem teleaula ao vivo do material desse caderno e ainda há o trabalho de interatividade
{21:24:21} [maristela] tudo funciona em conjunto
{21:24:47} [Geraldo] De 8.500 foi para 24.900, depois 56 mil e em 2007 havia a previsão para 120 mil alunos. Multiplique isso por uma média de 190 reais e veja o lucro.
{21:25:43} [Geraldo] Só para concluir esse tópico: os grupos econômicos no poder ampliaram o olhar sobre a instituição, modificaram claúsulas de contratos com as empresas privadas.E se instaurou a caixa de Pandora aberta.
{21:25:53} [Geraldo] Reconstruir agora é penoso.
{21:26:08} [Geraldo] Mas vamos continuar.
{21:26:26} [maristela] já estamos continuando, construindo…
{21:26:39} [maristela] o trabalho não parou
{21:27:07} [maristela] reconstruir agora é necessário
{21:27:35} [Geraldo] Continuamos como fundação pública de direito privado, mas no direito administrativo a figura de entidade autonôma já vem tendo doutrinas que a garantem. Se pode ser bicho raro também entre o público e o privado,por que não? Mas o cuidado é com a gestão e a transparência.
{21:28:40} [Geraldo] Há outro grupo gestor e oito meses para colocar a casa em ordem: do PDI às modalidades de cursos, PCCS, Universidade Aberta.
{21:28:57] Entrada marcia juntou-se a este canal (~bd529c10@gateway/web/freenode/x-zitblkblktwqraot).
{21:29:14} [Geraldo] Mas falemos do que foi inovador naquele pedaço de cerrado que é o Tocantins por meio da EaD…
{21:29:22} [acris] isso!
{21:29:55} [Geraldo] Acho que a primeira coisa foi a coragem de nós professores que ficamos na instituição ao assumir a EaD como bandeira.
{21:30:19} [maristela] é verdade geraldo,
{21:30:31} [Geraldo] Assumir pela pele, pelo desejo, pelo aprender. Sabe aquela coisa meio utópica-lírica-poética que educador traz consigo.
{21:30:42} [acris] 🙂
{21:31:16} [Geraldo] E fomos atrás de matrizes teóricas que pudessem nos subsidiar nas angulações educativas, comunicacionais, informacionais e tecnologicas.
{21:31:26] Entrada romulo juntou-se a este canal (~c93a1230@gateway/web/freenode/x-pryccuxtzpmyphgb).
{21:31:48} [Geraldo] Por exemplo: quando me perguntam se a Unitins faz EaD…eu digo que estamos aprendendo a pensar-refletir passos para uma EaD
{21:32:42} [Geraldo] ainda trabalhamos um blended learning com o material impresso, aulas televisionadas ao vivo ou pré-gravadas e transmitidas via satélite, e ainda
{21:33:16} [Geraldo] tentando estabelecer uma cultura de interacionalidade para sair dos mortos fóruns de discussão e pseudo-chats.
{21:34:39} [Geraldo] Mesmo assim, o processo assustou aos alunos distribuídos no cenário regional, porque o se encontrar uma ou duas vezes por semana numa telessala no meio da selva, ter a tela mágica falando consigo
{21:35:04} [Geraldo] e o material impresso, as apostilas, tentando sinalizar rotas de aprendizagem…isso é importante.
{21:35:48} [maristela] eh, mas acredito que houve ai um caminhar
{21:35:50} [Geraldo] Brinco que saímos da zona proximal de Vygostky e entramos na proximidade da zona semiótica fazendo giros, voltas,
{21:36:12} [maristela] um caminhar para uma maior independência do aluno
{21:36:35} [acris] 🙂
{21:36:44} [maristela] uma maior busca de maior conhecimento
{21:36:46} [Geraldo] trazendo referências e aprendendo a praticar miradas multirreferenciais. Acredito em ações interdisciplinares, mas não creio num esperanto transdisciplinar.
{21:36:48} [maristela] e houve uma função social
{21:36:55} [maristela] de levar ensino a muitos lugares
{21:37:01} [maristela] em que o ensino presencial não chega
{21:37:42} [Geraldo] sim claro… houve um processo se ressignificação do ensino para os alunos. Consigo mensurar isso por meio de comunicados que enviavam
{21:37:43} [maristela] atualmente são em torno de 50 mil alunos
{21:38:08} [maristela] e no tocantins dos 139 municípios
{21:38:15} [maristela] a unitins chegou a 138
{21:38:36} [acris] puxa! impressionante
{21:38:42} [Geraldo] o grupo X da localidade Y estava com a camiseta do curso e do polo, encontravam-se em vários lugares, discutiam educação, política, arte,literatura
{21:38:43} [maristela] são atualmente 10 cursos
{21:38:46} [maristela] 8 on line
{21:38:49} [maristela] e 2 presenciais
{21:39:05} [Geraldo] e gente simples, adulta, ganhando entre 3 a 5 salários mínimos.
{21:39:48} [maristela] é gente simples que está e teve a oportunidade de viver essa experiência de ead
{21:39:56} [Geraldo] A Unitins com a empresa associada atingiu mais de 900 municípios brasileiros e com os cursos telepresenciais-EaD
{21:40:53} [Geraldo] Mas nem tudo é mel na vida das abelhas, como diria Millôr Fernandez. Nada substitui o face a face da presencialidade para aqueles que tem essa oportunidade.
{21:41:39} [maristela] eh, e cada contexto é único
{21:41:45} [Geraldo] O material-conteúdos didáticos devem ser pensados e confeccionados sem voluntarismo e comiseração (porque são alunos pobres, distantes, que trabalham, etc….blá,blá, blá).
{21:41:47} [Geraldo] Isso jamais.
{21:41:56} [maristela] cada processo é único
{21:42:32} [maristela] e o material é pensado para propiciar esse caminhar para a autonomia
{21:42:35} [Geraldo] É importante que não se sonhe com a convergência imediata das mídias, e sim com a humildade de se iniciar processos de integração das mídias possíveis.
{21:43:21} [Geraldo] Esse chat que realizamos é excelente para um determinado número X de participantes. Ultrapassou o limite, vira Babel. Tive a oportunidade de conferir isso na Uned da Espanha
{21:43:39} [Geraldo] um sala de chat para 50 pessoas e todas querendo ser mediadoras.
{21:43:52} [maristela] ou melhor dizendo, caminhar para a independência, inicialmente
{21:44:04} [acris] por isso ajustei o canal para moderado 🙂 somente nos 3 falamos
{21:44:16} [maristela] 🙂
{21:44:35} [Geraldo] Na Costa Rica a força se encontra nos materiais impressos. O país é montanhoso e o cabeamento para internet é moroso. Gostei das construções textuais deles.
{21:45:34} [maristela] Mas, o material impresso na unitins também cresceu muito
{21:45:48} [Geraldo] Na África do Sul não me senti bem com o modelo da Unisa (South Africa University) porque essa universidade foi criada com a associação das grandes universidades pós-apartheid
{21:45:52} [maristela] ou seja, foi bastante trabalhado até chegar à configuração atual
{21:45:57} [maristela] ou seja, se era aula
{21:46:20} [maristela] agora é capítulo
{21:46:20} [Geraldo] os materiais impressos são o foco, mas dependem do correio. Se a ponte cair ou a estrada se romper pelas chuvas, os alunos ficam sem as atividades de auto-aprendizagem.
{21:46:45} [maristela] e os materiais impressos têm um formato padrão
{21:47:27} [Geraldo] Mas muito vai se mudar ainda Maristela. Não estou satisfeito com as teleaulas…elas estão próximas do tele-evangelismo (não sei como se escreve isso com a nova ortografia)
{21:47:41} [maristela] que é sempre lapidado pelo professores
{21:47:44} [maristela] ou seja
{21:47:53} [maristela] o material se complementa na teleaula
{21:48:02} [maristela] e também na web tutoria
{21:48:07} [maristela] e esse material didático
{21:48:24} [Geraldo] O formato padrão dos materiais impressos necessita de mais links e de mais professores-autores.
{21:48:45} [maristela] mas acredito que está bom sim
{21:48:58} [maristela] porque há muitas informações e acredite
{21:49:17} [Geraldo] A teleaula deveria possuir um roteiro próprio (educativo, documental, entretenimento) mas o aluno não pode ficar na dependência de que ela será a leitura do material impresso.
{21:50:01} [maristela] o material didático impresso é um ponto de partida para que informações sejam complementadas na teleaula e na web tutoria
{21:50:02} [Geraldo] Mas como sou do signo de virgem…persigo a perfeição (jejejeje)
{21:50:02} [hugleo] rs
{21:50:09} [Geraldo] Gostaria que a webtutoria tivesse mais sentido dentro do processo, ficou algo esvaziado.
{21:50:26} [maristela] não vejo assim,
{21:50:40} [maristela] ainda insisto que material impresso, teleaula e web tutoria se complementam
{21:50:48} [maristela] uma triangulação necessária
{21:50:49} [Geraldo] Você se lembra quando trouxemos Vera Menezes para trabalhar conosco, seria magnífico se o pessoal desse conta de metade do que ela propôs.
{21:50:51} [maristela] e que funciona
{21:51:08} [maristela] eh vera falou sobre os diversos gêneros digitais
{21:51:34} [Geraldo] é otima sua contraposição, mas devemos sentar para pensar em outras estratégias para trabalhar com a webtutoria.
{21:52:02} [maristela] a ideia é não dar o peixe, mas ensinar a pescar
{21:52:06} [Geraldo] Não se esqueça dos problemas vividos anteriormente na instituição, a webtutoria virou “bico” e quando isso ocorre, um profissional vai até a instituição
{21:52:29} [Geraldo] responde uma ou duas questões feitas pelos alunos, chama isso de interatividade e vai embora.
{21:53:14} [maristela] bem, a interatividade é um processo, e um caminhar também
{21:53:16} [Geraldo] Hoje, estava planejando uma formação para o pessoal do TCE, vamos utilizar material impresso e mini documentários pré-gravados,
{21:54:17} [Geraldo] chamei o Rogério, o artista-desenhista, pedi a ele que criasse grupos de personagens para serem utilizados. Não é somente a questão do gênero digital, mas é algo de signos e sentidos em oferta e circulação.
{21:54:23} [maristela] só não podemos generalizar a ideia de bico
{21:55:20} [Geraldo] Infelizmente, se 80% fazem isso na atual Unitins, não é uma generalização apressada. Mas a esperança de que tudo se renove
{21:56:17} [Geraldo] Imagine a possibilidade de termos para o Tocantins, com novo recredenciamento, webtutores com formação adequada para dialogarem com grupos de alunos via chat? Eu adoraria.
{21:56:22} [maristela] o trabalho da web tutoria é na interatividade, é na internet
{21:56:31} [Geraldo] E é possível isso ocorrer.
{21:56:32} [maristela] de manhã, de tarde, de noite, de madrugada
{21:57:07} [maristela] e os alunos também não têm hora para entrar
{21:57:29} [maristela] a questão é construir essa interatividade em curto espaço de tempo
{21:57:32} [maristela] ou seja
{21:57:39} [Geraldo] Mas vamos ter de retomar o fio da meada e retrabalhar a web-tutoria como a tutoria na rede.
{21:58:11} [Geraldo] por que estou participando desse chat agora?
{21:58:42} [Geraldo] Estou aprendendo com as intervenções que você me faz e com a discreta moderação da Acris.
{21:58:48} [maristela] respostas e pertuntas respondidas de forma a propiciar uma maior motivação no aluno, para que ele não desanime
{21:59:44} [Geraldo] Os cursos com a parceira Eadcon terminam em 2011, um modelo de webtutoria está em vigor e terá algumas alterações, com maior exigência e monitoramento dos atuais webtutores.
{22:00:06} [maristela] geraldo, acredito mesmo que querer, decidir (agir) e persistir são ações necessárias no presencial e no ead
{22:00:12} [Geraldo] Com a Universidade Aberta teremos de estabelecer outras sinalizações para essa tutoria.
{22:01:17} [Geraldo] É isso ai. A Unitins retoma os cursos a distância e implantará cursos regulares presenciais. De maneira alguma as tecnologias poderão ficar fora dessas modalidades.
{22:01:57} [Geraldo] Estou esperando seu retorno para pensarmos juntos algumas ações…me aguarde!!!
{22:02:26} [AndreaCenteno] #acris: teremos vez para falar?
{22:02:38} [acris] Por tudo que falaram, podemos ver que ha uma grande preocupação com a didática, preocupação em sempre melhorar, típica dos melhores professores. S
{22:02:50} [acris] São facetas da Unitins que o público de fora, ou seja, nós não vemos. Faz pensar que, mesmo num modelo em que o lucro é uma meta, os professores têm o poder de colocar a educação em primeiro plano. Obrigada pela palestra. Podemos abrir para perguntas?
{22:03:19} [Geraldo] sim, claro.
{22:03:24] Modo Você ajustou o modo do canal para ‘não moderado’.
{22:03:24] Modo Você muda o modo do canal para -z
{22:03:29} [maristela] ok
{22:03:30} [Garcia] Gostaria de agradecer ao Geraldo e a Maristela pela presença. Muito bom esse contato.E agradecer a prof Ana pela iniciativa!
{22:03:51} [AndreaCenteno] excelente proposta e muito elucidativa!
{22:03:52} [maristela] Também gostaria de agradecer ao geraldo por aceitar o convite
{22:04:02} [Rosilene] Concordo plenamente, o nosso muito obrigado.
{22:04:15} [acris] eu tenho algumas perguntas…
{22:04:20} [Vanely] Eu também
{22:04:23} [AndreaCenteno] eu tb! :)))
{22:04:37} [acris] bom, pode começar, Vanely
{22:04:44} [Dani_Re] Geraldo, maristela, eu percebi que na avaliação da ABE-EAD, a Unitins ficou com baixa classificação. Como vcs viram esse resultado?
{22:05:19} [bilude] Eu queria perguntar a mesma coisa.
{22:05:59} [maristela] Há ajustes que a universidade esta fazendo.
{22:06:10} [maristela] Para isso, há uma comissão chamada pro-unitins
{22:06:35} [Geraldo] Vc pode analisar por ângulos, Dani. A ABE-EAD tem suas intencionalidades e interesses com os grupos (trusts) educacionais no Brasil, daí que uma guerra de corredor ocorre para busca de novos públicos e mercados.
{22:06:42} [AndreaCenteno] Maristela e Geraldo, se a UNITINS pode ser considerada a “Fênix Ressurgida”, isso se deve à equipe de professores que permaneceu e levantou a bandeira da EAD ou ao grupo de alunos que confiou no trabalho e manteve a oportunidade de “abrir novos horizontes”? Se é pela equipe de professores, podemos concluir que é um grupo coeso? TODOS “falam a mesma língua”?
{22:07:09} [maristela] comissão multilateral de estudos para a reformulação e a reestruturação da unitins
{22:07:18} [maristela] o ano de 2009 foi de muito trabalho
{22:07:22} [Geraldo] segundo, a baixa classificação se deu sob quais indicadores…são quesitos questionáveis.
{22:07:54} [maristela] os trabalhos são intensos
{22:08:03} [maristela] os gestores têm trabalhado bastante
{22:08:07} [maristela] e os professores também
{22:08:15} [maristela] e a equipe técnica também
{22:08:24} [Vanely] bem, professora como você, falou, é visível a preocupação dos professores em melhorar os processos educacionais. Mas percebi também algo que não é incomum, uma certa “desilusão” (não sei se é a palavra adequada), que tamém não é incomum em nós professores do sistema público de educação.
{22:08:24} [Geraldo] Andrea, o Movimento Pró-Unitins viveu a Fênix morta em 2009 e teve apoio de professores, técnicos administrativos e demais funcionários, e um grande grupo de alunos nacionalmente fazendo pressão junto aos organismos oficiais.
{22:08:35} [maristela] e os alunos acreditam que o ead funciona
{22:08:58} [acris] Geraldo: o não credenciamento pelo MEC deveu-se a questões estruturais exclusivamente?
{22:08:59} [Dani_Re] Geraldo, verdade! temos que ver os quesitos usados…
{22:09:55} [Geraldo] Vanely, embora possamos trabalhar em instituições com regimes jurídicos distintos, continuamos a ser professores e esse mal-estar, esse adoençamento tem chamado atenção de muitos pesquisadores. Essa mistura de culpa, melancolia e depressão.
{22:10:43} [Geraldo] Acris, não somente estruturais, diria que preferencialmente estruturais. Outros atores participam nos corredores de Brasília.
{22:10:43} [Dani_Re] acris, a pesquisa foi feita com os alunos
{22:11:01} [Dani_Re] o site na fala os quesitos mesmo
{22:11:25} [Vanely] Mas ainda temos a característica “utópica-lírico-poética” que nos impulsiona.
{22:12:03} [Dani_Re] no site diz: “Na pesquisa, os estudantes avaliaram a qualidade do material didático, dos professores e tutores, do atendimento, das provas, dos aspectos financeiros (preço e sistema de pagamento) e do polo de apoio (salas onde ocorrem algumas aulas dos cursos). Os alunos fizeram ainda uma autoavaliação do próprio desempenho no curso.”
{22:12:12} [Dani_Re] http://www.estudantesead.org.br/
{22:12:21} [Geraldo] Não sei, Dani…essa ditadura de diagnósticos, relatórios, laudos, exames nacionais, números e números… eu me sinto como se estivesse preparando aluno para ser peão em fabrica digitalizada
{22:12:49} [Geraldo] e por ordem do modo de produção capitalista (ou qualquer outro) cujos interesses se atêm ao econômico.
{22:13:20} [acris] e sobre essa característica ,”utópica-lírico-poética” que a Vanely disse, me chama muito a atenção de uma possível peculiaridade regional: porque a EAD no Tocantins? Essa modalidade de EAD que voces comentaram, usando teleaulas ao vivo, material impresso próprio e interatividade, foi escolhida devido a alguma característica própria da região?
{22:14:02} [acris] tem razão, Geraldo, parece isso mesmo
{22:14:05} [Geraldo] Não, foi na coragem mesmo que iniciamos o processo
{22:14:36} [AndreaCenteno] pegando o “gancho” da acris, vcs mencionaram que os alunos sentiam prazer em trocar experiências quando tinham os encontros presenciais… esses encontros eram com qual frequência?
{22:15:09} [acris] eram e são, imagino, já que o curso ainda continua
{22:15:54} [AndreaCenteno] é… deveriam, né, professora! 🙂
{22:15:54} [Geraldo] nos primeiros cursos 2 vezes por semana, nos cursos posteriores 1 vez por semana.
{22:15:57} [Geraldo] Dani vc reparou que o site http://www.estudantesead.org.br tem um cheirinho da Abed?
{22:16:09} [Garcia] E esses encontros eram parte da avaliação? Ou opcionais?
{22:16:40} [Dani_Re] Geraldo, sim!
{22:16:41} [Geraldo] Os encontros ocorriam quando os alunos se deslocavam para uma telessala para a teleaula.
{22:16:47} [Dani_Re] eh bem suspeito
{22:17:02} [Dani_Re] 🙂
{22:17:05} [bilude] Por que “cheirinho da Abed”?
{22:17:39} [Garcia] Qual o interesse da Abed na sua opinião, Geraldo?
{22:17:45} [Geraldo] Imagine algunos que vivem no sertão da região de Rio do Sono no Tocantins e tem a oportunidade de sair de sua pequena comunidade familiar para o telecentro uma vez por semana.?
{22:18:10} [acris] realmente, muito interessante
{22:18:32} [Garcia] Deve ser uma experiência única para eles
{22:18:33} [Geraldo] Não é apenas o abismo digital que tantos falam que diminui, mas é o abismo da sociabilidade…
{22:18:42} [Garcia] Com certeza
{22:19:12} [Garcia] e esse abismo ocorre tanto nos confins do país como nas grandes cidades!
{22:19:52} [Rosilene] Geraldo, você falou sobre questões política e concordo plenamente com você. Tudo o que foi noticiado na imprensa e até no proprio site do Mec ao meu ver serviu para alarma os alunos e para nos finalmentes se resolver da melhor forma possível. Na sua opinião, isso se deve ao acordo que o Brasil assinou que até 2015 x por cento esteja cursando um curso universitario na modalidade EAD.
{22:19:58} [bilude] Incrível! fico pensando em tanta comunidade que poderia se beneficiar com a EAD!
{22:20:00} [Geraldo] Abed…é difícil falar. Sei que muitos participantes estão empenhados em discutir a EaD, mas geralmente não gosto de instituições com presidências eternas…isso cheira a totalistarismo, o chefe não mais fala, apenas profere.
{22:20:40} [Garcia] Entendi
{22:20:47} [Garcia] seu pnto de vista
{22:21:24} [acris] Essas telessalas são, então, criadas pela Unitins? A teleaula é a mesma para todos os alunos de uma mesma disciplina? Como todos eles são subdivididos, existem tutores?
{22:21:56} [Geraldo] Rosilene, vou fazer uma brincadeira com você: ministros e consultores brasileiros não vão somente passear no Fórum Econômico de Davos-Suiça. Existe um agendamento para os países em desenvolvimento (para mim ainda subdesenvolvidos) voltado para a produção, e a educação é um dos pilares disso.
{22:22:14} [Geraldo] Muita gente santifica Delors por falar nos pilares da educação, eu fico desconfiado.
{22:23:13} [Geraldo] Maristela, vc ficou quietinha?
{22:23:14} [Rosilene] tenho a mesma visão.
{22:23:25} [acris] pois é, maristela 😉
{22:23:26} [maristela] estou aqui
{22:23:36} [Juliana_castro] Geraldo, voce citou seu blog no inicio, voce poderia passar o endereço?
{22:24:03} [maristela] bem, a teleaula é a mesma a todos e há tutor em cada telesala
{22:24:38} [Geraldo] agora vem a crise ética…não é blog promocional, é um espaço que brinco comigo, com o mundo, com as pessoas e vou me expondo. É http://ouvir-olhando,blogspot.com
{22:24:48} [acris] maristela: entao a telessala funciona num polo presencial?
{22:25:06} [acris] ouvir-olhando, que lindo, Geraldo
{22:25:24] Sair romulo deixou este servidor (Quit: Page closed).
{22:25:28} [maristela] sim, ela acontece no polo presencial
{22:25:31} [Juliana_castro] obrigada Geraldo
{22:25:39} [acris] só precisa trocar a vírgula por ponto: http://www.ouvir-olhando.blogspot.com/
{22:25:50} [Geraldo] Vou estar postando em breve 2 grandes textos, o primeiro é sobre a” Unitins e o seu ciclo de vida”, O segundo compõe-se dos textos do meu pós-doutorado.
{22:25:52} [Rosilene] E quanto a validação dos diplomas de EAD, como funciona o processo, o MEC bate o carimbo da mesma forma que um diploma presencial. (pergunta de uma aluna de EAD de uma universidade que esta passando por um problema de legalização parecido com o da UNITINS).
{22:26:37} [Geraldo] Vou disponibiliza-los gratuitamente. Após um infarto, vários medicamentos, ressurgir para a vida, aprendi que o mais importante não é o currículo lattes mas a vitae do curriculum.
{22:26:51} [acris] boa, Geraldo
{22:26:58} [LucasMilHouse] Geraldo e maristela, vocês sabem dizer se existe uma predominância entre os alunos da Unitins daqueles que não teriam acesso à Universidade se não for via EAD ou se predominam aqueles que, mesmo tendo acesso a aulas presenciais, preferem o EAD por praticidade ou comodidade?
{22:27:02} [maristela] os alunos irão concluir o curso e obter o diploma sim
{22:27:28} [maristela] vamos tirar o ou
{22:27:37} [Geraldo] Rosilene, o aluno não pode ser prejudicado em nada.
{22:28:04} [maristela] não sei se há uma predominância
{22:28:24} [AndreaCenteno] Pessoal, agradeço imensamente a grande oportunidade que tive hj de compartilhar tantas informações com vcs, mas infelizmente tenho que sair do chat! Professora Ana, muito obrigada pela iniciativa, Maristela e Geraldo, parabéns pelo trabalho e obrigada por terem compartilhado conosco “o outro lado da moeda”, que com frequência não é mostrado! Vlw! Grande abraço a todos e boa noite!
{22:28:31} [maristela] mas muitos não têm acesso ao ensino presencial e o ead tem essa função social
{22:28:38} [maristela] outros se adaptam bem ao ead
{22:28:41} [acris] valeu pela presença, AndreaCenteno
{22:29:06] Sair AndreaCenteno deixou este servidor (Quit: Page closed).
{22:29:07} [LucasMilHouse] obrigado, maristela
{22:29:10} [Geraldo] Lucas, hummmmm….é complicado…porque muitos da Ead gostariam de estar ocupando as vagas ociosas das federais e não podem, porque as portas do Olimpo para eles não são abertas.
{22:30:03} [Geraldo] Pessoal, acessem meu blog e se quiserem construiremos outras discussões-reflexões por lá. E não se esqueçam cultura é regra, arte é exceção…
{22:30:15} [Geraldo] Boa noite para vocês tod@s.
{22:30:25} [acris] é curioso… eu nunca contei publicamente, mas comecei a dar aula a distancia porque morava sozinha com uma filha pequena… estava num ponto em que, se nao fosse assim, não ia. E acabei descobrindo que dava pra ser mmuito melhor assim
{22:30:35} [acris] muitissimo grata pela palestra, Geraldo
{22:30:35] Saída Monica_ deixou este canal.
{22:30:39} [Geraldo] Obrigado pela oportunidade Acris, até o TO, Maristela.
{22:30:50} [acris] muito obrigada pela oportunidade, maristela
{22:30:50} [maristela] ok Geraldo até lá
{22:30:51} [Dani_Re] Geraldo e maristela parabéns
{22:30:58} [Dani_Re] adorei conhecer a Unitins
{22:31:05} [Dani_Re] mais um pouco
{22:31:11} [Rosilene] Gente, acredito que o EAD veio pra ficar e será tendencia daqui pra frente. Temos muito que aprender com ele e as experiências diversificadas que ele nos proporciona é maravilhosa.
{22:31:13} [LucasMilHouse] obrigado Geraldo. Parabéns a ambos!
{22:31:18} [maristela] ogrigada pela oportunidade de estar aqui acris
{22:31:29} [bilude] Geraldo, o primeiro ölá”hoje foi para você, que eu não sabia quem era. Conheci e gostei muito. Vou ver seu blog. Tenho de preparar aula para amanhã e começar o trabalho fnal da professora Ana. Foi ótimo saber de tudo isso que foi falado. Boa noite e obrigada.ei
{22:31:29} [acris] foi um prazer
{22:31:34} [maristela] também concordo rosilene
{22:32:02} [Garcia] Ana, Geraldo e Maristela. Muito obrigada pela oportunidade. Preciso sair. Boa noite a todos!
{22:32:03] Entrada Monica_ juntou-se a este canal (~bd3c1dfb@gateway/web/freenode/x-jsnhcqtsqkyskxhl).
{22:32:07} [LucasMilHouse] acris: obrigado e boa noite!
{22:32:22] Sair Garcia deixou este servidor (Quit: Page closed).
{22:32:26} [Geraldo] E como diz a meninada, fui….tchau.
{22:32:26} [acris] boa noite, pessoal! obrigada a todos pela presença
{22:32:30} [acris] 🙂
{22:32:30} [maristela] pessoal, boa noite a todos.
{22:32:34} [Juliana_castro] Muito obrigada Maristela e Geraldo
{22:32:38} [maristela] 🙂 valeu
{22:32:39} [sigarofalo] Pessoal, muito obrigada pelas informações. Essa troca entre nós sempre é e será rica. Obrigada pela oportunidade, Cris. E gostei de saber o que te motivou a entrar na EAD.
{22:32:40} [Juliana_castro] boa noite
{22:32:42} [Rosilene] Gente, valeu demais.
{22:32:58] Sair Geraldo deixou este servidor (Quit: Page closed).
{22:33:02} [Vanely] Geraldo e Maristela, obrigada e parabéns. Professora,. Obrigada pela oportunidade. Valeu!!!
{22:33:08} [Rosilene] Obrigado professora Anna por mais esta oportunidade.
{22:33:10] Sair marcia deixou este servidor (Quit: Page closed).
{22:33:17] Sair Marcialu deixou este servidor (Quit: Page closed).
{22:33:19] Sair Juliana_castro deixou este servidor (Quit: Page closed).
{22:33:19} [maristela] pessoal, fui
{22:33:22] Sair Monica_ deixou este servidor (Client Quit).
{22:33:35] Sair Rosilene deixou este servidor (Quit: Page closed).
{22:33:38] Sair LucasMilHouse deixou este servidor (Read error: Connection reset by peer).
{22:33:43] Sair Vanely deixou este servidor (Quit: Page closed).
{22:33:44] Sair aninha___ deixou este servidor (Quit: Page closed).
{22:34:44] Saída sigarofalo deixou este canal.
{22:34:46} [acris] muito bom, que beleza! moçada, vou indo também. Amanhã publico a palestra no moodle para quem não pode vir
{22:35:13} [acris] bons sonhos a todos!
{22:35:16] Sair maristela deixou este servidor (Quit: Page closed).
{22:35:51} [bilude] Ana, ainda bem que descobriu a EADe sorte nossa ter te encontrado. Obrigada. Abraço tb para a filhota.
{22:36:00} [acris] 🙂

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Written by otextolivre

8 março 2010 às 12:44 pm

Publicado em educação

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