Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Vivendo na era da informática

with 15 comments

Estamos vivendo na era da informática. Computadores, internet, blogs, chats…, estão entrando porta adentro em nossas vidas.

Na educação, o uso do computador vem se tornando um elemento ativo, colaborando muito para o universo escolar. Nossos alunos dominam essas máquinas com muita facilidade: navegam pela internet, enviam e-mail, batem papo em chats, fazem download, criam orkut, etc.,

Diante de tanta tecnologia e de tantas mudanças, devemos nos perguntar: Quais os recursos que podem ser utilizados para facilitar a aprendizagem do aluno, por exemplo, no ensino da Língua Portuguesa?

A produção da escrita nas escolas necessita ser trabalhada de forma mais instigante pelos professores. É nesse momento que esses recursos serão utilizados. Na Literatura, podemos utilizar os chats, blogs, fóruns etc, como um grande aliado no domínio da leitura e produção de vários gêneros textuais.

Podemos citar como exemplo a nossa proposta de trabalho desenvolvida para alunos do 9º ano do ensino fundamental que consiste em inserir os alunos num espaço virtual e utilizar os vários recursos acima citados. Esses alunos terão a oportunidade de criticar e ao mesmo tempo mostrar criatividade em relação aos textos literários, serão estimulados a ler, produzir e a reescrever textos virtuais, verificando o uso da norma padrão da língua. Além disso, irão pesquisar, selecionar, comentar, discutir e registrar em chats, fóruns e blogs todo o processo realizado.

O professor, nesse momento, assume um caráter de coordenador dos alunos e não de um mero falante, transmissor de idéias e conhecimentos.

Quando os alunos têm a oportunidade de se tornarem participantes ativos e interativos nas aulas ministradas, eles se sentem mais motivados e o retorno é mais positivo e prazeroso.

O que devemos desenvolver nos alunos é exatamente isso, despertar a consciência e a importância em se utilizar todos os recursos da informática adequadamente na escola e os benefícios que o computador pode proporcionar em seu percurso acadêmico. Além disso, o computador também contribui em sua inserção e participação na sociedade, independentemente de seu nível sócio-econômico e/ou cultural, portanto, sem preconceitos.

Autores: Danielle, Gleyda e Maria das Dores

Anúncios

Written by otextolivre

29 julho 2009 às 6:58 pm

Publicado em educação

15 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. “Quais os recursos que podem ser utilizados para facilitar a aprendizagem do aluno…?” Estamos num país pobre onde a maioria das pessoas não tem acesso à Internet.Pensar no ideal é bom, mas temos que ser realistas,além do mais não vejo nenhum problema no método tradicional…..

    jU

    1 setembro 2010 at 4:43 pm

    • Complementando o comentário acima, é fato que no nosso país grande parte das pessoas não tem acesso a computadores e Internet. Mas por que não utilizar essa ferramenta para o ensino da Língua Portuguesa, dentre os que possuem esse acesso?
      Com certeza os recursos como chats, blogs, softwares educativos, espaços de leitura, dentre outros, podem inventivar o apredizado e fazer com que ele seja mais criativo e dinâmico.

      Mariana Paulino Brandão Teixeira

      6 setembro 2010 at 2:28 am

    • Todos os recursos possíveis (facilidade para encontrar conteúdos audiovisuais, textos, artigos, livros, interação professor-aluno, aluno-aluno, aluno-culturas diversas, etc) o problema não é o método tradicional, mas as mudanças que essa nova era inevitavelmente traz pra todos que nela vivem, deixar o aluno à parte desses recursos tecnológicos é priva-lo não só de uma dinâmica melhor e mais interessante de se conseguir conhecimentos, como deixa-lo fora da realidade dessa nova era. Penso que ser realista nesses termos é enxergar a realidade que nos cerca e estar inseridos nela, e quanto ao acesso à internet na escola, até onde eu sei até que temos uma internet bem acessível, e a “pobreza” (no sentido usado aqui de “país pobre”) nunca foi impedimento pra se conseguir melhorar na vida ou de buscar meios para isso.

      Marcone de Souza

      17 setembro 2010 at 11:43 pm

  2. Os recursos da informática da atualidade abriram um leque de possibilidades para o aprendizado dos jovens, utilizado corretamente ele incentiva e auxilia no desenvolvimento de um senso crítico e estimula o aluno a escrever.

    Guilherme Soares

    6 setembro 2010 at 3:47 am

  3. Acredito que realmente já é tempo do ensino básico e médio serem modificados para essa nova era da informática a qual estamos inseridos. Algumas disciplinas do meu curso de Sistema de Informação já viram essa nova facilidade e já utilizam desses recursos para serem ministradas, mas não são todas e só existe no meu curso por ser uma área integralmente ligada a informática. Já é hora de se fazer essa revolução para o ensino médico e básico.

    Wagner José Vasconcelos

    9 setembro 2010 at 10:39 am

  4. A informática não apenas facilitou a comunicação entre as pessoas. Ela modificou a nossa maneira de ver o mundo e de expressá-lo.
    ” Kd vc?” Um estrangeiro ou mesmo nativo que fale português fluentemente pode ter dificuldade em entender essa frase. Expressões como deletar, hoje fazem parte do nosso vocabulário cotidiano. É nesse ponto que a educação tem trabalhar. Não dá para as escolas ignorarem essa mudança. É preciso levar o mundo virtual, sim, pra sala de aula, usar e abusar dela.
    Se bem aplicada, a tecnologia pode proporcionar excelentes experiências educativas. Por exemplo, no momento, faço uma disicplina universitária virtual.

    Flávia Lovisi Costa

    10 setembro 2010 at 6:49 pm

  5. Talvez o acesso a conteúdos diversos e a possibilidade de se relacionar áreas que são inicialmente diferentes sejam os grandes benefícios proporcionados pela era da informática. O acesso rápido a informação facilita muito a fixação do conteúdo visto em sala de aula. Além disso, as ferramentas de discussão permitem que os alunos exponham suas idéias e troquem informações a respeito de assuntos de interesse mútuo.

    Marcelo Santos Guimarães

    10 setembro 2010 at 11:36 pm

  6. A informatica veio com o propósito de acesso rápido e facilidade ao acesso as diversas informações. Com essa possibilidade de acesso a varias áreas tem como resultado uma globalização de informacoes. A era da informatica tem seus altos e baixos, e bom poder levar essa tecnologia paras salas de aulas, fazer com que os alunos fiquem mais preparado para os mercado de trabalho.

    Danielle Augusta Caldas

    11 setembro 2010 at 12:31 am

  7. Quando falamos em tecnologias aplicadas à educação sempre sucitamos várias opiniões “a favor” e “contra” seu uso. Quando cursei o ensino fundamental não havia nada parecido com o que vemos hoje, a vilã da época era a calculadora!!! Sempre questionei o fato de termos o recurso e não aprendermos a utilizá-lo. Não acho que uma tecnologia nova deva suprimir a fonte do saber, mas acredito que é fundamental estimularmos o uso de qualquer ferramenta que amplie os horizontes do conhecimento e facilite o acesso à informação.

    Álvaro César Vasconcelos

    12 setembro 2010 at 2:33 pm

  8. A verdade que às vezes estes recursos são prejudiciais, não porque atrapalham, mas porque ajudam muito. As informações são dadas com tanta velocidade que as pessoas não têm tempo para “digeri-las”. E acabam que ficam com um “congestionamento” de idéias incompletas, pois assim que uma informação foi finalmente “processada” por nossas cabeças outras já tinha a substituído a muito tempo. Além disso, as várias utilizações destes recursos promove uma certa dispersão. Quantas disciplinas computacionais eu fiz que a maioria dos alunos ficava olhando sites que nada tinham a ver com a matéria? Eu acho que é importante informatizar sim, mas todo cuidado para que se tenha um bom resultado é pouco.

    Suely da Silva Rocha

    13 setembro 2010 at 4:04 am

  9. Hoje todos nos vivemos na era da informatica.nada melhor então de podermos usa-la a nosso favor para progredirmos no conhecimento.Alunos se sentem mais motivados ao se sentirem participantes ativos e interativos nas aulas ministradas com o uso da informática dai o retorno pode ser mais positivo e prazeroso.

    tiago

    13 setembro 2010 at 11:58 am

  10. Concordo com você! A maior parte dos alunos reclamam do desinteresse na aula e na matéria, logo, devemos tentar sempre inovar. A internet nos trouxe vários avanços, os quais devemos aproveitar ao máximo. Uma vez que a nova geração prefere estar conectada do que estar presente em uma sala de aula, poderiamos usar isso a nossa favor. Claro que, como sendo um novo método, haverão problemas durante o percurso, o maior deles seria o tempo para o aluno adaptar. Mas uma vez acostumado com a ideia, o uso do computador pode trazer benefícios pra o professor e para o aluno. O único ponto que devemos focar, é que devemos mostrar ao aluno, que mesmo estando no computador, aquilo continua sendo uma tarefa; caso contrário, o aluno começará a ver a disciplina como algo informal demais, e fugirá do que se pede.

    Gabriel Augusto Freitas Santos

    13 setembro 2010 at 8:48 pm

  11. Creio que a idéia de aproximar o uso dos recursos da informática é muito válida. A idéia de trazer esses recursos, principalmente os recursos da internet, para a sala de aula é muito importante, visto que os jovens passam a maioria do tempo fazendo dowload, utilizando o orkut, etc. Seria uma forma de aprender enquanto utilizam as ferramentas do dia a dia.

    Fabrício Azevedo

    14 setembro 2010 at 1:36 am

  12. Toda ferramenta que estimule o aprendizado é válida. A vantagem de se usar o computador, a internet, é que hoje em dia os estudantes já crescem com contato com estas ferramentas. É uma geração diferente.
    Concordo com um dos comentários acima, de quem nem todos tem acesso a este recurso, mas aqui estamos falando é claro, daqueles que tem. E um recurso tão “infinito” como este tem que ser aproveitado.
    A ideia de produção de textos virtuais é bem interessante. A pesquisa online também.
    Um exemplo interessante foi um trabalho que fiz a alguns anos atrás, quando ainda estava no ensino médio. Eu devia traduzir um texto de um jogo. Para mim foi uma iniciativa muito interessante. Podia me divertir jogando, e a cada vez que passava de fase, vinha um novo texto em inglês para ser traduzido. De “brinde” ainda fiquei conhecendo um pouco da história Asteca.

    Abraço a todos.

    Gustavo

    14 setembro 2010 at 2:32 am

  13. As a Newbie, I am continuously searching online for articles that can aid me. Thank you ebfbeecddeed

    Johnb274

    9 agosto 2014 at 5:27 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: