Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Tecnologia da Informação na sala de aula

with one comment

Hoje, o computador pode ser considerado uma realidade na sala de aula e nas empresas das mais variadas. A questão principal no momento é como aplicar bem esse recurso, que nada mais é que um suporte universal, ao qual nos agregamos à medida que começamos a utilizá-lo, desde a realização de atividades  simples, como por exemplo, a construção de orçamento doméstico à elaboração de um projeto arquitetônico. Países como o Japão intensificaram o uso das tecnologias de informação com o intuito de resolver problemas sociais, propiciando condições para que a grande maioria de sua população utilizasse as TI no cotidiano. Também no Brasil, o governo está preocupado em fazer com que a computação seja vista como uma formação básica e que o contato com ela comece na infância. Seu uso deve, portanto,  ser considerado fundamental no ensino nas diversas disciplinas e áreas do conhecimento.

Professores que trabalham nas redes municipal e estadual da Região Metropolitana de Belo Horizonte defendem e reconhecem a importância que o computador representa na sala de aula. Porém, demonstram pouca familiaridade com sua aplicação e o que isso nos propicia. Interesse  não falta, mas levar as experiências de uma aula on-line para a realidade da escola pode ser tarefa difícil, passando por dificuldades como a própria infraestrutura escolar e a ideologia prevalecente entre seus profissionais.

No entanto, um grande avanço se concretiza quando esses profissonais e as instituições em que atuam se preocupam com o aperfeiçoamento da prática educacional. O rápido e dinâmico processo do  desenvolvimento das tecnologias de comunicação/informação não mais permite a apatia do professor na sala de aula, sob o risco de o aluno não apernder de fato.

O curso de Especialização em Língua Portuguesa da Faculdade de Letras de MG (UFMG) é uma demonstração da importância  disso. Ensinar  leitura e produção de textos passa necessariamente pelo estudo e aplicação de tecnologias de informação/comunicação. Especificamente, a disciplina “Gêneros e recursos on-line”, na forma como foi ministrada pela professora Ana Cristina Fricke Matte, mostra-nos de forma prática o que é possível fazer em aulas mediadas por computador. Foi possível vivenciar experiências como a do Evidosol, dentro do programa Texto Livre. Conhecer e participar ativamente desse processo induz o aluno a leituras e atitudes mais críticas diante de toda a informação sobre uso de computador, especialmente o recurso da Internet. Ao mesmo tempo que propõe uma vivência do que é uma aula on-line, A disciplina orienta a leitura de textos que fundamentam a prática.

 

Autores:

Alessandro, Alessandra, Maria do Carmo, Maria Tereza, Romilda

Anúncios

Written by otextolivre

29 julho 2009 às 5:27 pm

Publicado em 1

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Particularmente concordo com este texto. A importância das aulas ministradas por computador hoje em dia é algo indiscutível,mas infelizmente existem muitas pessoas que ainda não têm acesso a um bom computador e principalmente a uma internet banda larga. Enfim,quando eu me deparei com minha primeira disciplina oline, tive receio de não assimilar os textos que foram propostos e de não conseguir acompanhar as aulas, isso deve-se ao fato de pouca experiência em informática.De acordo com os autores do texto, levar essas aulas ministradas por computador para dentro da sala de aula ainda deixa muito a desejar, uma vez que falta infraestrutura escolar e poucos profissionais competentes neste assunto,porém este fato já está mundando, pois tem muita gente interessada na tecnologia da informação aplicada na Educação à Distância. Estou aprendendo muito com o texto livre e quero aprender muito mais e gostaria de parabenizar a professora ANA por seu esforço e dedicação, ela melhor do que ninguém sabe da importância dessa nova realidade que veio para ficar.

    ALEX ALVES DE PAULA

    12 setembro 2010 at 10:41 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: