Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

O professor e as novas tecnologias de informação

with 2 comments

Ana Cristina Fricke Matte afirma em seu texto “Do professor para estudante”, afirma que “o ferramental teórico é tão importante quanto o ferramental tecnológico” e  “…aprendi nas minhas andanças que um profissional, para ser bom, precisa saber usar as ferramentas corretas. Em qualquer área. Na letras não é diferente”. Para nós professores de Português essa fala muito nos auxilia.
É necessário que façamos uma interação entre a nossa prática profissional inserida juntamente com as novas tecnologias de informação, de forma que nossos alunos coloquem nas práticas de escrita aquilo que foi ensinado. Em relação a essa prática do ato de escrever, vemos que a sua inserção no mundo da tecnologia informacional muito contribui, pois a participação na cultura livre, o debate em comunidades virtuais, leitura e interpretação de gêneros na web faz do aluno um bom escritor de textos, exercitando assim a teoria aprendida.
Através desses recursos, o aluno percebe que o sentido do texto está na comunicação, e sabemos que quanto mais real a situaçao de comunicação, maior é a produtividade do aluno. A interação desses alunos com outros integrantes de redes que discutem a cultura livre é muito produtiva, na verdade uma situação concreta, para ambos os lados; o aluno irá adquir conhecimento e o profissional verá interesse e terá mais motivação em desenvolver o trabalho.
Dessa forma seria necessário, em algumas escolas, produzir alguma atividade em curso para professores, uma parceria entre Escola e Universidade. O professor deve ser o primeiro a interagir no processo tecnológico informacional e na discussão do texto livre. Não adianta a instituição escolar possuir muitos computadores se não há formação pessoal para um manuseio que leve a resultados relevantes. A observação pode ser dada com essa disciplina do curso de especialização em Língua Portuguesa da UFMG, a qual trabalhou a questão de gêneros e recursos online”, Muitos de nós professores, tivemos um certo grau de dificuldade e adaptação ao fato das aulas serem online, e os alunos? Eis a questão a ser pensada e analisada de forma mútua.

Autores:

Alessandro, Alessandra, Maria do Carmo, Maria Tereza, Romilda

Anúncios

Written by otextolivre

29 julho 2009 às 5:31 pm

Publicado em 1

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Como aluna de graduação, posso dizer que é ótimo poder escrever em uma situação real de comunicação. Afinal, assim é possível exercitar a aplicação da linguagem em um contexto definido, considerando os interlocutores e o gênero textual.

    Valquíria Lopes Rabelo

    7 setembro 2010 at 3:51 am

  2. Usar ferramentas corretas como o texto afirma é fundamental. A tecnologia surge possibilitando o uso e adaptação nas salas de aula de diversas maneiras para ajudar na construção do conhecimento mútuo entre professores e alunos.

    Outro ponto interessante levantado é de que apesar
    de ser um cenário palpável, isso ainda não é uma realidade em grande parte das escolas brasileiras. Desde falta de equipamentos, a falta de treinamento de professores para o uso da ferramenta, assim como,
    a falta de familiarização no uso do computador por parte dos estudantes.

    No entanto, acrescentaria um ponto ao texto. Esse suporte de nada adianta se não existir um conteúdo adequado. Não basta transpor o “ensino tradicional”
    de língua portuguesa, por exemplo, e mascara-la com um pouco de interatividade. O desafio é aliar esse conteúdo relevante a ser passado com uma linguagem adequada.

    Rodrigo Pitta

    14 setembro 2010 at 1:58 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: