Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Inserção do ambiente virtual na sala de aula

with 2 comments

Propomos a inserção do ambiente virtual na sala de aula voltado para o ensino da leitura e produção de textos. A utilização desse recurso é atrativa para os nossos alunos e, se apresenta como um universo extensamente explorável.

Consideramos que o estudo de leitura e produção de textos em computadores é um recurso rico, seja na parte metodológica, didática e principalmente na parte lúdica, e que isso despertaria o interesse do aluno em escrever.

Escrever não só para a professora, mas para outras pessoas virtuais, seria um estímulo. E o desenvolvimento das aulas num ambiente mais próximo da realidade dos alunos despertará um maior interesse no aprendizado.

O profissional da educação tem a consciência de que para que haja aprendizagem, é preciso estabelecer um vínculo com as vivências dos alunos.

Ele deve ter em mente que o objetivo é a aquisição do conhecimento e não a transmissão de conteúdo desconexo e sem representatividade. O educador deve ter uma mente aberta para a tecnologia e não ver o computador como um “bicho de sete cabeças”. Deverá sim, inserir essa nova tecnologia no universo escolar.

O que nós observamos hoje em sala de aula é a grande dificuldade de o aluno construir, formular hipóteses. Cremos que um pouco dessa dificuldade se deve à falta de ligação com a vivência dele. Esperamos que a informática, por favorecer um contato com o imagético, com a possibilidade de visualização, possa ser de grande proveito para que esse conteúdo seja melhor assimilado.

Quanto mais, nós, professores, aproximarmos a teoria da realidade vivenciada pelo aluno maiores possibilidades de apreensão da matéria ele terá.

A proposta de utilização e desenvolvimento de um software livre é fantástica se pensarmos que isso, num ambiente escolar, representa um avanço considerável. Dentro desta ideologia destacamos o projeto Texto Livre que disponibiliza recursos para os professores inovarem sua maneira de ensinar. Com essa tecnologia inserida em sala de aula, o professor, terá um rico acervo de metodologia para preparar suas aulas, o que sairia daquela aula monótona, cansativa e repetitiva.

É importante ressaltar que o projeto possibilita a atividade de repensar a prática e reestruturar a proposta o tempo todo, uma vez que contamos com um suporte. Isso também permite a adequação de acordo com a realidade da escola.

O projeto Texto Livre é super inovador e quebra com as barreiras daquela antiga aula, em que o professor sofre para conseguir que a turma fique em silêncio, levando-o a um gasto excessivo de sua voz. Favorece uma nova didática em que o professor terá menos desgaste, pois contará com um retorno mais positivo por parte do aluno.

 

Autores:  Chiara Lacerda Rodrigues, Liliane Gomes Falcão e Maria Lucimar Pereira

Anúncios

Written by otextolivre

29 julho 2009 às 5:54 pm

Publicado em 1

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Uma das melhores iniciativas que tenho visto atualmente são as “wikis” voltadas para a educação. A assimetria de informação entre cidades e regiões dos EUA estimulou as primeiras iniciativas patrocinadas com grandes volumes de dinheiro, e já temos várias na Europa também. A idéia é colocar à disposição tanto de alunos quanto de professores recursos didáticos da melhor qualidade, produzidos pelas melhores mentes, bastando ter acesso à internet para acessá-los. No ensino superior, o http://www.academicearth.org, youtubeEdu e ItunesU são exemplos de primeiros passos, outros realmente mais colaborativos, como a rede wiki.p2pu.org, dentre outros.
    A utilização e incorporação desses recursos pode ampliar de forma exponencial o estímulo e interesse do aluno.

    Maxwell Sarmento

    3 setembro 2010 at 10:47 am

  2. Como percebemos com as nossas aulas online, a inserção da informática no meio educacional é de extrema importância. Em países mais desenvolvidos podemos ver vários projetos direcionados a essa iniciativa.
    Na minha opinião, os softwares livres são a principal ferramenta que as instituições educacionais tem hoje em dia para inserir a informática no ensino.

    Laura

    12 setembro 2010 at 9:52 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: