Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO LIVRE PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA

with 6 comments

O computador algumas décadas atrás só era de conhecimento de especialistas. Depois de algum tempo a tecnologia se popularizou e passou a fazer parte da vida social de todas as pessoas.  É nesse contexto que o texto livre contribui para o ensino de língua portuguesa. 

 Uma dessas contribuições está na variação lingüística. Esta é decorrente também dos meios tecnológicos. Nesse sentido, fazer com que os alunos lêem e produzem textos no portal texto livre contribui para que eles identifiquem novas linguagens de acordo com as novas tecnologias. Isso seria uma parte importante no que diz respeito à questão da variação lingüística, o que é, inclusive sugerido nos PCN de Língua Portuguesa.

 Outra contribuição  relevante diz respeito à tradução. As atividades de tradução enriquecem o aprendizado de português dos alunos, pois elas criam uma nova janela no ensino de português: um olhar mais crítico sobre o processo de tradução. O aluno  amadurece seus conceitos, assim como cria estratégias discutidas em grupo sobre os processos de tradução. É interessante perceber que em todo processo de tradução no Texto Livre o aluno  tem autonomia, assim como suporte para suas dúvidas. Pelo Texto Livre o aluno pode produzir, publicar e compartilhar  seus textos. O aluno torna-se um sujeito crítico, pois há espaço para  questionar outros textos e acrescentar  para si novos critérios para sua tradução. Além  disso, a tradução exige um conhecimento mais técnico do português.

 E enfim, quando se pensa nos benefícios do texto livre para as aulas de Português, não se pode deixar de fora uma reflexão sobre as interações que se dão na ferramenta em questão. A interação não se dá mais pelo contato professor-aluno: uma outra ferramenta – o computador / a internet – se estabelece modificando as formas de linguagem e de ação sobre o texto. Não somente, as ferramentas dispostas diante do aluno no computador – tela, teclado, páginas na web, editores de texto – exigem atitude e ação do aluno. Dessa forma, a proposta da colaboração no Texto livre desencadeia várias formas de interação entre os sujeitos. O que é primordial no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa.

Autores:  Aparecida, Graciele, Marta e Rafael.

Anúncios

Written by otextolivre

29 julho 2009 às 5:15 pm

Publicado em educação

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Estou totalmente de acordo com os autores! O texto livre é uma ferramenta poderosa para se aprender mais sobre a língua portuguesa, seja na leitura, escrita, tradução, e também sobre as tecnologias da informação, essenciais no contexto atual. A interação também é privilegiada, o que sem dúvida é ótimo! Parabéns pelo post, totalmente coerente, atualizado e muito útil.

    naygonzaga

    3 setembro 2010 at 1:42 pm

  2. Nos últimos anos,temos presenciado,em sala de aula, uma forte resistência dos alunos em aprender ou ao menos se interessar pelo estudo/aprendizado da Língua Portuguesa.Nesse sentido,acredito que qualquer forma de incentivo ao aluno é válida,ainda mais quando esse incentivo é ainda mais rico que uma aula convencional,ou seja,difere-se pelo fato de mostrar as diversas faces/facetas da LP aos alunos,além de lidar com ferramentas que aproximam esses alunos dos professores e colegas de sala – a internet,o computador.Dessa forma,seria possível acabar e/ou até diminuir o preconceito dos discentes em relação a essa matéria.

    Daniela Cordeiro

    3 setembro 2010 at 6:26 pm

  3. O ensino da Língua Portuguesa muitas vezes é feito de maneira repetitiva, o que pode explicar o desinteresse dos alunos no seu aprendizado (deixo claro que isso nem sempre ocorre!).
    A utilização do Texto Livre incentiva a criatividade dos alunos, e requer que eles se informem sobre o assunto, além de regras gramaticais. Além de tudo, essa busca por conhecimento tende a aumentar o interesse no estudo da Língua Portuguesa.

    Natália

    3 setembro 2010 at 7:13 pm

  4. Um aspecto interessante do Texto Livre é a preocupação do autor com a gramática e a ortografia, o que muitas vezes não acontece de maneira tão efetiva em outros gêneros textuais. Atividades que envolvem tradução, por exemplo, exige conhecimento tanto da língua de origem quanto das técnicas de escrita.
    Nesse ponto, a tecnologia (muitas vezes criticada por estar associada ao empobrecimento da escrita) proporciona o ambiente de colaboração e interação necessário para desenvolvimento do Texto Livre. Os avanços nas formas de comunicação podem trazer benefícios importantes para a escrita, desde que seus usuários as usem de forma consciente.

    Hugo Pereira Lima Junior

    11 setembro 2010 at 3:11 am

  5. A preocupação com a gramática e a ortografia e muito interessante, o que muitas vezes não acontece de maneira tão efetiva em outros gêneros textuais. Atividades que envolvem tradução, por exemplo, exige conhecimento tanto da língua de origem quanto das técnicas de escrita. Nesse ponto, a tecnologia, muitas vezes criticada por estar associada ao empobrecimento da escrita, proporciona o ambiente de colaboração e interação necessário para desenvolvimento do Texto Livre. Os avanços nas formas de comunicação podem trazer benefícios importantes para a escrita, desde que seus usuários as usem de forma consciente. A utilização do Texto Livre incentiva a criatividade dos alunos, e requer que eles se informem sobre o assunto, além de regras gramaticais. Essa busca por conhecimento tende a aumentar o interesse no estudo da Língua Portuguesa.

    luiz Ramos

    14 setembro 2010 at 1:44 am

  6. Esse artigo faz muito sentido para mim e me ajudou a compreender melhor uma disciplina que eu faço a distancia na UFMG. Nessa disciplina estamos discutindo esses mesmos temas e estamos seguindo mais ou menos os mesmos “passos” que são apresentados nesse artigo. Achei muito construtivo e esclarecedor.

    Pedro Vieira

    14 setembro 2010 at 1:47 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: