Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Ferramentas de Comunicação On-Line: Fórum vs. Chat vs. Blog

with 5 comments

Por Pricila Maria de Barros Borges

Fórum é uma ferramenta de discussão e debates disponibilizada na Internet. No fórum as discussões acontecem de maneira assincrônica e é iniciada por um usuário, ou membro de um grupo, que levanta questionamentos a respeito de algum tema. Os demais usuários podem se manifestar ou responder questões apontadas pelos companheiros, criando interatividade. Chat é um espaço, ou sala, de bata-papo onde se pode conversar com outros usuários em tempo real (sincrônico). Os temas podem ser variados e a interação é imediata. Blog é um espaço disponibilizado na Internet onde um usuário, ou um grupo de usuários, pode “postar” textos, subir imagens, músicas e vídeos. O blog pode atender a variadas necessidades, desde a comercialização de produtos à publicação de artigos acadêmicos e notícias jornalísticas. Qualquer um pode ter acesso aos blogs, o que o torna uma ferramenta muito abrangente e utilizada. No blog a interatividade é possibilitada pelos comentários relacionados a determinado post.

Como veículos de comunicação cada um possui suas especificidade. Cada uma dessas ferramentas possui códigos próprios e atende a diferentes necessidades. Para que haja comunicação é necessário que destinador e destinatário tenham domínio de um código comum. Dos três o chat é o que cria maior interatividade, possivelmente pelo fato de que o destinador conhece o destinatário do discurso. No chat destinador e destinatário estão cara a cara, ou texto a texto. É verdade que a distância física cria ruídos na comunicação, os interlocutores não podem perceber sutilezas de expressões, o que bem ou mal pode ser contornado pelos emoticons sorriso . Mas também é, das três ferramentas, a que possui linguagem mais específica. Em um chat, para que haja comunicação o destinatário precisa conhecer sua linguagem específica, o q ñ eh facil a primeira vista surpreso , rsrsrs. Já no Fórum o destinador apenas suspeita quem é seu destinatário. Como não tem certeza de quem é seu interlocutor usa um outro tipo de discurso, a linguagem é mais próxima da linguagem usada em outros veículos de comunicação. A possibilidade de ruído, porém, é maior, tanto pelo desconhecimento do interlocutor, tanto pela impossibilidade de interação direta e instantânea. No blog não se tem conhecimento do destinatário, é uma ferramenta abrangente que pode ser acessada por um público enorme. A princípio o blog não é uma ferramenta de discussão, e sim de socialização, o que me minimizaria o ruído comunicativo. O blog também apresenta códigos específicos se entendermos texto em seu sentido mais amplo e considerarmos as imagens e os vídeos como ferramentas comunicativas.

Anúncios

Written by otextolivre

7 setembro 2008 às 7:12 pm

Publicado em semiótica, texto livre

Tagged with , ,

5 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Interessante post, pois faz uma breve comparação entre essas três formas de “comunicação” (Coloco entre aspas pois há bem mais formas).

    Penso que devido a diversos fatores, o chat já perdeu seu espaço há um bom tempo com a vinda dos comunicadores instantâneos (que tomou o lugar dos chats), as redes sociais e outros tipos de interação. Acredito que apenas as pessoas mais “velhas” ou que não tem um bom conhecimento disto ainda usam os chats, como os meus tios, rsss

    Com a chegada das redes sociais (orkut por exemplo), criou-se uma integração maior entre chat e fórum, pois na rede social do google eu consigo me comunicar com meus amigos e ainda debater temas variados, em comunidades que participo.

    Os blogs eu vejo que eles perderam um pouco daquele sentido “romântico” que se via antigamente, onde as pessoas postavam suas coisas, seus dilemas. O que vejo muito são blogs comerciais e muito blog de humor, que proliferou-se rapidamente pela internet fazendo um pouco do sentido real do blog ir por água abaixo.

    Vladimir Machado

    31 agosto 2010 at 1:07 pm

  2. Gostei muito do texto pela tentativa (bem sucedida, ao meu ver) de separar estas três ferramentas de comunicação tão atuais cujo surgimento assistimos e cujo desenvolvimento prossegue.
    Conforme um comentário prévio, creio que faltou dicutir o papel das redes sociais na comunicação virtual moderna, que acabam mesclando elementos das três manifestações.

    Mariana Pimenta Alves

    6 setembro 2010 at 3:12 pm

  3. Concordo com suas colocações, visto que cada meio tem um objetivo diferente.
    Blogs têm um objetivo de divulgação, seja útil, como soluções para problemas ou opniões sobre temas interessantes ou “inúteis”, como apenas uma foto legal do fim de semana.
    Já fórums geralmente as pessoas buscam discutir um tema, proposto por elas mesmas.
    E chat é só um bate-papo, como a tradução comum já diz. A meu ver, cada vez menos usado.

    Daniel Lemos de Morais

    9 setembro 2010 at 12:37 pm

  4. A informação armazenada em foruns é um recurso muito poderoso e vantajoso isso por causa de uma eventual futura pesquisa.

    goncalves

    15 setembro 2012 at 10:22 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: