Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Expressão, transmissão e comunicação em meios de interação virtual

with 5 comments

Por Tânia Maria de Oliveira Gomes

Sob a luz do esquema de comunicação proposto por Ignácio Assis Silva pode-se analisar a relação entre três meios de interação em voga atualmente: chat, fórum e blog.

Os chats poderiam ser definidos, de forma simplória, como conversas online, ou seja, bate-papos virtuais realizados em tempo real. O imediatismo comunicativo seria umas das características inerentes a este gênero, o que o tornaria mais susceptível à falhas de comunicação.

Os fóruns seriam espaços onde os usuários de internet teriam a oportunidade de discutir sobre os mais diversos temas. Ao passo que as páginas da web cujas atualizações se chamam posts receberiam o nome de blogs.

Durante o processo de expressão, transmissão e comunicação destes três gêneros existiriam efeitos de ruídos que provocariam problemas na interação virtual. Seriam três tipos de ruídos: os físicos, os semióticos e os ideológicos.

O ruído físico afetaria a mensagem dentro de um canal. O ruído semiótico seria o não compartilhamento do mesmo contexto entre destinador e destinatário. Já o ruído ideológico ocorreria quando o subcódigo do destinador não fosse compreendido pelo subcódigo do destinatário.

Chat, fórum e blog seriam passivos de ruídos. Os chats apresentariam todos os ruídos, sendo os semióticos e ideológicos os mais comuns neste tipo de comunicação virtual. Nos fóruns, como não há a necessidade de uma resposta imediata, os ruídos físicos não representariam grandes empecilhos, já os ruídos semióticos e ideológicos, principalmente este último, seria a principal causa das falhas de comunicação. Nos blogs o ruído semiótico seria o grande provocador de uma fenda comunicativa.

Enfim, esses três gêneros apresentam particularidades que os distinguem uns dos outros. São estas diferenças que também fazem com que as falhas de comunicação nestes meios ocorram de forma distinta para cada um.

Anúncios

Written by otextolivre

7 setembro 2008 às 7:15 pm

Publicado em semiótica, texto livre

Tagged with , ,

5 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Muito interessante a explicação e definição apresenteda em torno dos três principais meios de interação da atualidade: os chats, os fóruns e os blogs.
    À princípio, por se tratarem de meios de um mesmo veículo, a internet, pode-se pensar que todos são afetados pelas mesmas falhas de comunicação. Entretanto, como explicado, não o são.

    Rodrigo

    31 agosto 2010 at 10:23 pm

  2. Gostei muito do texto e achei bastante esclarecedor, abriu minha mente para um lado da comunicação pela internet que eu não tinha pensando antes. Porem eu discordo apenas de um dos pontos que diz que chats estão mais susceptível à falhas de comunicação, converso as vezes com meus amigos por chats e por mais surpreendente que parece ate consigo marcar saída com eles, acredito sim que as vezes há falhas de comunicação, talvez por não conseguir distinguir quanto uma frase é irônica ou quanto a pessoa resume muito o que quer falar, mas a probabilidade de ocorrer falhas de comunicação acho que é igual nos três meios (chat, fórum e blog). Já que em todos esses meios não é possível ver a pessoa falando e muitas vezes as pessoas abreviam muito as palavras.

    Arthur Monteiro

    5 setembro 2010 at 9:49 pm

  3. Acredito que o chat, em virtude da necessidade da transmissão instantânea esteja bastante sujeito à ruídos físicos, que podem ser causados por diversos tipos de interferências eletrostáticas, dentre outras coisas.
    Achei interessante a distinção entre os três tipos de meios de comunicação, que compartilham o mesmo veículo, a internet, porém o fazem de forma distinta.

    Thiago de Freitas Faria

    7 setembro 2010 at 2:32 pm

  4. Achei bastante interessante a abordagem dos ruídos de expressão, transmissão e comunicação. É interessante entender quais os principais ruídos em cada meio de interação (chats, blogs e fóruns) para buscar diminuir as falhas no processo de troca de informações.

    Adriano

    14 setembro 2010 at 1:28 am

  5. Sou, ainda, muito ignorante em matéria de chat,blog e
    forum.
    Portanto, foi muito útil para mim essa publicação
    Espero,logo, superar minhas limitações nesse campo da comunicação através os meios supr-citados

    José Nicolau – 02/11/2010

    José Nicolau

    2 dezembro 2010 at 10:12 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: