Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Diferentes características de comunicação entre chat, blog e fórum

leave a comment »

Por Josiane Pinto de Lima

Com base nos modelos teóricos de comunicação de Jakobson e Ignácio Assis Silva é possível identificar algumas distinções entre chat, blog e fórum. Primeiramente tratemos da definição de código.

Código nada mais é a língua. É um conjunto padronizado de palavras e expressões utilizadas por um determinado grupo com finalidade de produzir mensagens. Para haver uma comunicação eficiente entre remetente e destinatário, é necessário o compartilhamento de um mesmo código. Existe também uma outra variante que é o subcódigo correspondente à variação lingüística. Se por exemplo pessoas de diferentes regiões geográficas tentam estabelecer um processo de comunicação e não compartilham o mesmo subcódigo, é bem provável que haverá uma falha e o resultado da interação não será o esperado.

Falando-se em código e subcódigo não é possível deixar de fora a valorização dos mesmos, ou seja, da visão que o usuário tem da língua materna e suas variantes. Em muitos países acredita-se na supremacia de línguas, o que muitas vezes atrapalha o processo de comunicação, uma vez que se considerando um língua “mais importante” que a outra, não haverá interesse em entender outros códigos. O mesmo acontece com os subcódigos: recebem prestígio relacionado muitas vezes a região onde são praticados. Quanto mais riquezas materiais possuir a região, maior será sua influência no contexto social. Mas os subcódigos não estão somente relacionados a regiões, mas também a posição que o falante ocupa na sociedade.

Com uma visão geral sobre códigos e subcódigos é necessário abordar também a questão da variedade de funções da linguagem. Jakobson apresenta as funções  referencial, fática, conotativa, emotiva e metalingüística. Tais funções não ocorrem necessariamente sozinhas, podem aparecer concomitantemente uma as outras.Um texto-mensagem pode possuir diferentes funções facilmente identificáveis, porém não irei aprofundar nesta questão visto que tal discussão não é o ponto central desse artigo.

Com uma base sólida sobre os principais conceitos necessários para algumas distinções entre chat, blog e fórum, vamos ao que interessa.

chat, que em português significa “conversação” ou “bate-papo”, é um mecanismo que proporciona a comunicação em tempo real. É uma forma de interação entre pessoas que não exige um grau de formalismo, uma vez que geralmente é usado para comunicações pessoais. Estão presentes no chat as funções lingüísticas: fática (centrada no contato), poética (centrada na mensagem), conotativa e emotiva (centrada no destinatário e no remetente). Como no chat se trabalha mais instantaneamente, é mais passível a desvios gramaticais e de raciocínio interferindo assim na questão de código e subcódigo. Se as pessoas que estão se comunicando usam diferentes subcódigos, assim como na comunicação “ao vivo”, pode haver um desentendimento e o receptor  pode acabar não recebendo a mensagem como o destinatário gostaria de passar.

Blog: por ser um “caderno digital” nele são acrescentados artigos ou “posts” compartilhados por um número variável de pessoas. A característica principal de um blog é ser considerado por muitos como um diário. Nele está presente a função emotiva (principalmente), fática e conotativa. Como os textos ficam “postados” no blog e podem ser visualizados a qualquer momento, alguém que tiver dificuldades de entender o subcódigo ali usado, pode simplesmente fazer uma pesquisa mais apurada sobre os termos desconhecidos para então entender a mensagem.

O fórum tem um caráter mais formal, se distanciando mais significamente do blog e do chat. São destinados a promover debates sobre assuntos publicados por participantes. Os fóruns armazenam as mensagens sobre a discussão e assim quem acessar pela primeira vez pode acompanhar facilmente as opiniões. Geralmente as mensagens são mais trabalhadas, elaboradas e objetivas. As mensagens têm uma estrutura enfatizada na função referencial (centrada no contexto ou referente) com objetivo informativo ou representativo, apresentado fontes dos argumentos levantados. Resumindo: fóruns têm caráter informativo.

Enfim, estas são algumas das características desses meios de comunicação – chat, blog e fórum – que estão cada vez mais presentes na vida da sociedade e que facilitam muito a interação entre diferentes pessoas de diferentes lugares do mundo.

Anúncios

Written by otextolivre

7 setembro 2008 às 6:59 pm

Publicado em texto livre

Tagged with , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: