Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Blogs, chats e fóruns: meios de interação

leave a comment »

Por Giulliana Vieira Rocha

O avanço tecnológico nos trouxe novas formas de comunicação. Hoje em dia, é muito comum as pessoas possuírem blogs, participarem de chats e discutirem questões em fóruns.

O Blog – abreviação de weblog – é utilizado como um diário pessoal on-line. Por meio dele, as pessoas expõem suas histórias, pensamentos, notícias, fotos, etc. Em alguns blogs, é permitido que o leitor deixe comentários a respeito daquilo que leu.

Já o chat é um espaço para uma conversa simultânea. O envio e recepção de mensagens acontece em tempo real, o que permite uma interação totalmente dinâmica. Existem salas de bate-papo em que o assunto é determinado e todos dão opinião sobre ele; outros são classificados por idade, sexo, região e o tema é livre. É um ótimo meio de interagir com pessoas de todo o mundo.

A outra forma de comunicação on-line, o fórum, é um espaço de discussão em grupo onde os usuários deixam opiniões sobre um determinado assunto postado. Para ter acesso ao fórum, o usuário deve se registrar. A partir daí, ele é autorizado tanto responder aos tópicos, como também criar novos. Essa interação não é feita de forma simultânea como no chat. O tópico fica on-line e os membros do grupo vão se posicionando na medida em que forem acessando o site.

Em todas essas formas de comunicação, para que possam ser realizadas, é preciso que haja um destinador (aquele que origina a mensagem, ou seja, que possui a fonte), um destinatário (o receptor) e um transmissor, que no caso é o computador.

Contudo, podem haver certos certas interferências – chamadas ruídos – que atrapalham essa comunicação. Eles podem ser de ordem física como por exemplo queda de energia, problemas no computador, na conexão e até mesmo um erro de digitação que faça com que o receptor não consiga processar corretamente a mensagem; de ordem ideológica como o não reconhecimento de determinado código utilizado nas conversas: abreviações (pq, qd, vc,), gírias, palavras estrangeiras, etc…; e por último, mas não menos importante, os ruídos de ordem semiótica que ocorrem quando o contexto não é compartilhado pelo destinador e destinatário.

Referências:

https://otextolivre.wordpress.com/2008/04/10/blog-chat-e-forum-ferramantas-tecnologicas-de-transmissaointeracao/

https://otextolivre.wordpress.com/2008/04/11/chat-versus-blog-versus-forum/

http://www.interney.net/blogfaq.php?p=6490966

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chat

http://www.virtual.unifesp.br/home/tutorial_forum/home.htm

Anúncios

Written by otextolivre

7 setembro 2008 às 6:52 pm

Publicado em texto livre

Tagged with , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: