Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Comunidades virtuais e aprendizagem

with 8 comments

Por Caroline Konzen

Fóruns de discussão são espaços on-line de discussão assíncrona, ou seja, cada participante faz sua contribuição no momento que lhe seja mais adequado. Nesses espaços, a comunicação é, em geral, estabelecida por meio de mensagens de texto, mas há fóruns …que permitem contribuições em muitos meios. A apresentação das mensagens é estruturada espacialmente segundo hierarquias diversas permitindo ao participante explorar de diferentes formas a discussão empreendida pelo grupo. Todas as intervenções aparecem sempre reunidas em organizações espaciais que podem variar e estão acessíveis a todos os participantes do grupo sempre que tenham acesso à plataforma. Os fóruns servem a propósitos variados, dependendo da proposta do curso onde se inserem ou no momento em que são utilizados. Algumas utilizações mais comuns são: debates polêmicos para incentivar os aprendizes ao início do estudo teórico; discussão argumentada com base nos conteúdos teóricos estudados; listagem e sistematização de idéias, tópicos, características… Além da interação entre os aprendizes, o fórum possibilita a troca de idéias e experiências que são relevantes a algum tema ou questão do curso. Trata-se assim, de uma oportunidade rica de aprendizagem.

O chat, espaços de bate-papo, é um recurso online de comunicação síncrona, muito utilizado em cursos a distância. Possibilita conversa em tempo real, na forma de texto, e pode resultar em interações ricas em ambientes virtuais de aprendizagem. É um espaço de conversa ágil, que, em geral, exigem participação muito rápida e atenta e se dão comumente na forma de discurso diteto. Num curso pode servir para: encontro e discussões entre os aprendizes; debate com tema determinado; atendimento a dúvidas específicas de um aprendiz ou de um grupo deles; exposição de aula teórica; questionamentos e comentários, como parte de Seminários. Dessa forma, o chat não é um espaço de aprofundamento. É um espaço de lançamento de idéias que podem ser aprofundadas depois em outro ambiente, como por exemplo o fórum.

Blog significa caderno digital. É um ambiente online de edição colaborativa e assíncrona. Alguns permitem a edição cooperativa de textos, de hipertextos e de hipermídia, mas há também ambientes para edição de diários pessoais. Estes geralmente são ricos em imagens, principalmente fotos. Também há os que publicam artigos, constituindo assim um ambiente de rica aprendizagem.

Anúncios

Written by otextolivre

2 setembro 2008 às 2:19 pm

Publicado em educação

Tagged with , ,

8 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Achei super interessante o texto, e confesso que a internet e seus meios livres são fontes de conhecimento cada vez mais ricos e que permitem ao estudante mais e mais liberdade.

    Particularmente prefiro as formas assíncronas de discussão online, poruma formulação mais completa de respostas durante as respostas, incluindo inclusive links e sugestões bibliográficas. Dessa maneira, o ambiente virtual se torna cada vez mais acadêmico!

    Lucas

    2 setembro 2010 at 9:18 pm

  2. As comunidades online têm grande serventia no aprendizado, uma vez que os participantes têm a oportunidade de trocar informações e podem interagir de forma rapida e eficiente. Creio que as aulas tradicionais (presenciais e expositivas) não podem ser substituidas 100% pelo ambiente virtual, porém a internet com todas suas opções é um grande avanço para os estudantes.

    Diogo

    3 setembro 2010 at 11:16 pm

  3. Gostei muito desse artigo de comunidade online. Tenho pouca prática em aprendizagem virtual. Mas pelo que pude perceber no texto, é uma espécie de ferramenta multifuncional. Oferecendo vários recursos e inclusive, faz com que os participantes se interajam através de fóruns, chats e blogs, contendo cursos, debates e discussões, possibilitando também a troca de experiência entre os aprendizes.

    Cristiane Feira

    6 setembro 2010 at 11:39 pm

  4. A utilização de recursos virtuais confere dinamismo à aprendizagem, sejam eles formas de comunicação síncrona ou assíncrona. Comunidades on-line interagem de maneira colaborativa e trocam informações e ideias, com o auxílio de fóruns, chats e blogs, o que pode permitir enriquecimento cultural aos participantes, desde que façam uso adequado e eficiente das ferramentas.
    A agilidade característica do ambiente virtual tende a aumentar o interesse dos estudantes, mas ainda creio que não seja capaz de prevalecer sobre a eficácia de uma aula presencial.

    Thiago Caixeta

    10 setembro 2010 at 8:42 pm

  5. Esse artigo descreve com bastante didática as formas de utilização de recursos online como ferramentas de auxílio à aprendizagem.
    A popularidade desses recursos confere mais dinâmica ao tema que se estuda na web, pois já estamos familiarizados com seu uso em outros contextos, como é o caso do chat.
    Já o fórum, creio que atenda mais ao aprendizado, pois é algo, como o texto mesmo diz, mais aprofundado e onde cada um pode participar no momento em que puder.
    Parabéns pelo artigo, é bastante objetivo e instrutivo.

    Vladimir Soler

    13 setembro 2010 at 12:31 am

  6. Texto execelente e tema perfeito, Atualmente é impossível imaginar o aprendizado e troca de conhecimentos sem essas ferramentas. Chats, Comunidades, Foruns, Blogs, estes sempre foram usadas de forma informal para adquirir e trocar conhecimento, agora cada vez mais podemos ver essas ferramentas invadindo as Universidades, cursos técnicos, Ensino médio, como forma de complementar os estudos e atividades intra-classe, interagir a turma, se transformando em um anexo a sala de aula.

    Wellerson Ernani

    14 setembro 2010 at 2:53 am

  7. Nem todo o conhecimento está nos livros. Muito se aprende nas entrelinhas. Tudo o que podemos absorver lendo é importante, mas uma lacuna do texto sempre existirá. Nesse momento os chats, foruns, comunidades e blogs mostram seu mais forte papel. Já procurei e encontrei de tudo na internet, desde tutoriais para nós de gravata até onde encontrar aquele driver de uma placa antiga cujo fabricante faliu. O conhecimento gerado por todas as mídias digitais, seja ele veridico ou ficticio, é válido. Acredito que seja esse o grande legado da internet para o mundo: a globalilzação do conhecimento.

    Isaias

    14 setembro 2010 at 10:54 am

  8. Nao sei se vou conseguir essa forma de aprendizagem estou para fazer curso a distancia .

    Martinho Antonio sarmento

    21 fevereiro 2016 at 5:31 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: