Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Possibilidades de escrita na TI: antes de tudo, interação

leave a comment »

Por Maria José de Castro Alves, Elisabeth José Gonçalves, Oniles Jerônima Rocha Firmiano

Incrível! Surpreendente! Inimaginável! As expressões não serão suficientes para definir o vasto campo da Tecnologia da Informação (TI), o que ela representa e o seu poder de aproximação do indivíduo em todos os sentidos.

Inicialmente, o contato com as ferramentas é assustador. Uma avalanche de informações e possibilidades que confundem o visitante primário. Não se sabe para onde ir, nem como ir, até que o usuário começa a encontrar uma lógica no menu de seu cardápio informacional. As disposições não fogem as regras básicas de onde encontrar, comente, deixe sua opinião, mais (sobre o texto), programação e entre em contato conosco. Excluído aqui as propagandas, promoções e pop-ups que infestam a tela.Esta é uma das possibilidades na evolução do ensino de educação, com muitas diferenças é claro. Aqui o aluno tem voz e vez. A dúvida é esclarecida não apenas pelo professor, mas por qualquer outro usuário que conheça um pouco mais sobre o assunto e se disponha a ajudar. Ah, ajuda! Esta palavra é mágica em se tratando de Tecnologia da Informação. Compartilhar conhecimento é a palavra chave desta área. Nas demais também, mas nada tão palpável, tão automático quanto testar o compartilhamento de informações ao se tratar de tecnologia. Será então que não estamos falando, também, de Inteligência Coletiva? Teoria estudada por Pierre Levy, filósofo francês, que defende a disseminação do conhecimento em todas as áreas, por todos os indivíduos, em prol de um saber comum, de um conhecimento amplo e uma sociedade solidária. A Internet vem possibilitar a aplicação desta teoria naturalmente. A habilidade do usuário é utilizada em tempo real sem que o seu interlocutor precise saber detalhes e padrões formais estabelecidos pela sociedade sobre sua competência profissional e pessoal. Exemplo: um engenheiro pode ser também um excelente músico, entrar em um chat de música, opinar, trocar informações e conhecer pessoas, discutir autores, melodias, dar dicas de instrumentos e outros inúmeros assuntos relacionados à música. Também poderá fazer o mesmo com a área de engenharia.

Uma vez quebrada a barreira do desconhecido, você só terá a ganhar ao se tornar um usuário assíduo. A TI quebra barreiras mesmo. As geográficas são um fato. A aproximação virtual de usuários separados por milhares de quilômetros de distância e até mesmo pelo vizinho que está ao lado. Ela não distingue, nem filtra a distância espacial. Ela conecta, aproxima a todos, em um tempo real. As barreiras filosóficas, os hábitos, as culturas e os valores éticos e morais também são discutidos. Tudo isto girando em torno de um conhecimento coletivo, exposto, disponível. Comente, altere, dê sugestões… Esta é a dica dos sites sérios que discutem educação, política, desenvolvimento sustentável, a sociedade e o indivíduo que a compõe.

Para quem está iniciando nesta área tão dinâmica e ilimitada fica o convite: você pode e deve ser um grande colaborador para alimentar os ciclos de estudos, as pesquisas iniciadas, um debatedor nos fóruns, um amigo nas salas de bate-papos.

Alimente esta rede de informações e emoções, discuta a educação do país, o processo de ensino/aprendizagem, leia muito, pesquise bastante, interaja com o maior número de pessoas possíveis, dê sua contribuição para que as pesquisas não parem jamais. Seja crítico, mas também elogie, faça considerações e também reconheça o esforço do outro ao se expor e tentar fazer algo que esta caminhando, mas tente. Vá! Tente mesmo! Busque informações em sites sérios sobre o assunto de seu interesse. Há pessoas que esperam uma opinião diferente, que querem e precisam repensar os conceitos até então estabelecidos e/ou em construção. Atue! Ajude a construir novos conceitos. A TI está aqui pra isto. Para que a mudança seja contínua. O diálogo freqüente. As possibilidades inúmeras.

É isto! Você pode tudo, ou quase tudo. Inclusive expressar-se através da escrita, perder o medo de escrever e treinar seu vocabulário. Escrever é deixar que o outro o conheça, sem mesmo nunca tê-lo visto. Apresente-se ao outro e escreva tudo o que desejar.

Anúncios

Written by otextolivre

26 julho 2008 às 1:40 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: