Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Enfrentar novos desafios: estamos preparados?

with one comment

Por Ângela Maria Caetano, Geralda de Fátima Gomes, Graziela Aparecida de Lima, Leila Cordeiro da Cruz

Novos tempos e novas formas de pensar carreiam, para a sala de aula, desafios que devem ser enfrentados com empenho e determinação. Em momentos de transição cabe à escola modificar-se, adaptando-se a novos tempos, a novas formas de pensar e de lidar com a realidade.

A questão que se coloca para os educadores, em tempos de tantos e tão importantes avanços da tecnologia da informação, vai muito além daquilo que à primeira vista possa parecer.
Trata-se de incorporar plena e efetivamente os avanços da tecnologia e não apenas transportar para esse novo suporte, os velhos formatos dos antigos suportes textuais. Com o advento da tecnologia da informação temos, num mesmo suporte, o texto, a imagem, o som e a possibilidade de se percorrer hipertextos eletrônicos. Tudo ao mesmo tempo, num mesmo espaço.

Além disso, abre-se também a possibilidade de interações infinitas, no mesmo espaço da sala de aula, ou de qualquer outro ambiente real, que num clicar de teclas transporta para o ambiente real todo um mundo virtual.

Não há, pois, nenhuma justificativa para que a sala de aula tradicional permaneça fechada em seu antigo modo de existir, ignorando todo o avanço tecnológico.

Há  também um consenso, entre todos os personagens que transitam no espaço da educação,  de que a adoção das novas tecnologias é necessária, pois é fato e é irreversível. Coloca-se então diante dos educadores, principalmente para aqueles verdadeiramente comprometidos com a educação, um enorme desafio: como trazer para nossas salas de aulas tradicionais todos os avanços que a tecnologia da informação nos oferece? Como levar aos alunos todas as possibilidades de convivência com essas tão variadas formas de aprender e interagir dessas tecnologias?

A angústia diante desse enorme desafio aumenta muito, quando qualquer um dos trabalhadores da educação coloca-se em contato com a realidade de nossas escolas, principalmente daquelas instaladas em comunidades com alto nível de carência, de histórico de exclusão social, lutando para sobreviver e cumprir sua missão com os conhecidos e parcos recursos governamentais destinados à educação.

Sem sombra de dúvida, são os educadores aqueles que mais se angustiam diante dos  dilemas que a adoção das novas tecnologias da informação impõem à escola e ao trabalho educativo em novos tempos.

Referências bibliográficas:

COSCARELLI, Carla Viana. Novas Tecnologias, Novos Textos, Novas Formas de Pensar-  Ed. Autêntica

RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento Digital: Aspectos Sociais e Possibilidades Pedagógicas – Ed. Autêntica

Anúncios

Written by otextolivre

26 julho 2008 às 1:19 pm

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Realmente novas tecnologias significa novos desafios. Sou aluno e assisto aula com um notebook, existe o lado positivo disso que é pesquisar on-the-fly o assunto que o professor está ministrando e o negativo é que pode ser um fonte de dispersão. Mas com certeza as possibilidades de formas de aprendizado são infinitas e cabe aos educadores junto com os alunos saberem qual o melhor caminho a ser tomado.

    Hugo Vellozo

    7 setembro 2010 at 3:07 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: