Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Leitura e produção textual: uma experiência com recursos digitais

leave a comment »

Por: Aline Antônia Sousa Nicácio, Delziêta Felício Simões, Ivete Pereira Lima Romêro, Selma Mara Paixão dos Santos.

Os educadores, em todo o mundo estão utilizando intensamente computadores e Internet para aprimorar o processo ensino-aprendizagem. Para auxiliar nesse processo, percebemos que o programa Texto Livre tem apoiado os especialistas em Língua Portuguesa a integrar diversas tecnologias a suas atividades. Os programas do TL, além de dar suporte ao usuário e esclarecer suas dúvidas, ainda possibilita a sua participação em diversas produções por meio do trabalho voluntário. A integração das pessoas às produções realizadas pela Ciência da Informação deve acontecer de forma constante, sendo que a linguagem tecnólogica deve alcançar um número maior de usuários da Web, para que possam participar de maneira direta desse processo. Buscando solidificar mais a base do programa e ampliar as oportunidades de utilização de computadores e Internet na aprendizagem, dentro do curso de Especialização em Língua Portuguesa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nós, professores/alunos, estudamos algumas estratégias para o uso destes recursos. Como professores, vimos a grande possibilidade de desenvolver um trabalho que concentra a utilização de softwares de aplicações básicas em laboratórios de informática para permitir que comunidade escolar desenvolva projetos até mesmo interdisciplinares. Ao docente é oferecido a oportunidade de adequar seu trabalho às novas maneiras de dinamizar e diversificar suas aulas. Apesar de, num primeiro momento, nos preocuparmos com a falta de algumas habilidades tecnológicas, ficamos entusiasmados com a oportunidade de contribuir para o esforço de tornar efetivo o uso de recursos dos computadores e Internet na aprendizagem. Transpor barreiras faz parte de todo tipo de inovação, e com a informática não é diferente. No decorrer da disciplina “Gêneros textuais e ensino: gêneros e recursos online”, analisamos alguns textos que comprovam essa afirmação. No tópico “a escrita”, do texto “Diário de classe do Texto Livre: letras? por quê?”, por exemplo, há uma discussão a respeito da influência da linguagem da internet no cotidiano das pessoas, inclusive no propósito da escrita. Em “A língua muda”, vê-se que a língua, como todo fenômeno social, está em constante adaptação ao contexto em que se insere. As redes digitais possibilitam organizar o ensino e a aprendizagem de forma mais ativa, dinâmica e variada, privilegiando a pesquisa e a interação em múltiplos espaços e tempos, presenciais ou virtuais. Assim, a organização escolar precisa ser “reinventada” integrando os aspectos individuais e sociais (nos seus diversos ritimos), métodos e tecnológias para formar cidadãos plenos em todas as dimensões. A informática nos ajuda, mas sozinha não dá conta da complexibilidade do aprender no que se refere as experiências interpessoais de campo. Mas, sem dúvida, o conhecimento tecnologico é uma “embarcação” para o mundo moderno, e nos faz “flutuar”, evitando o “naufrágio” num “mar” de conservadorismo improdutívell. O professor tem diante de si a necessidade de buscar constantemente atualização seus de conhecimentos, principalmente no que tange as novas tecnologias. Temos consciência de que levar ferramentas mais modernas torna-se fator relevante para formarmos sujeitos mais críticos e atuantes no meio social contemporâneo. Isso, sem perder o foco fundamental da interação humana de forma coloborativa, pois continua sendo papel do professor ajudar na aprendizagem de conteúdos e ser um elo que facilite a compreensão do mundo(Como diria o poeta: “Navegar é preciso.”).

Anúncios

Written by otextolivre

23 julho 2008 às 3:27 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: