Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Há que se comemorar o advento da TI?

leave a comment »

Por: Carlos Fernandes, Cleonice Osmara, Andreia Narcisa e Solange Catarina

Tudo bem! Da Revolução Industrial até hoje o mundo evoluiu bastante tecnologicamente. No final do século XX, o carro já estava por aí nas estradas. O cinema e a televisão apareceram quase simultaneamente, não podemos esquecer também Santos Dumont, orgulho brasileiro, que inventou o avião. Com tudo isso, no entanto, a escola continuava a mesma. Os alunos iam para as escolas e voltavam repetindo velhas fórmulas de matemática, regras gramaticais, mas não percebiam que precisavam expressar seus conhecimentos, de transgredi-los e recriá-los sob uma nova perspectiva .

Aí então na virada do século XX, o homem aprimorou a tecnologia, a informática tomou conta do “pedaço”, o computador foi o grande aliado do homem na virada do século passado e início deste. Mas, parafraseando antigo ditado popular, a informática tornou-se uma faca de dois gumes. Se por um lado, ela facilitava o trabalho das pessoas, por outro não havia quem estivesse preparado para trabalhar com ela.

Micro-computadores, em várias situações, eram “bichos de sete cabeças”, para não fugir do dito popular. Socialmente, as pessoas ficaram excluídas da TI, principalmente os de classes menos favorecidas e com baixa escolaridade. Empregos sucumbiram com a TI, bem como atividades desenvolvidas por essas classes; Ou trabalhadores foram excluídos ou esses tiveram que se adaptar a nova realidade. Hoje porteiros, por exemplo, devem ter pelo menos alguma noção de informática.

Foi quando, lá no início da década de noventa, o tal do micro chegou às escolas. Mas os professores não estavam qualificados para recebê-los. Muitas vezes, em colégios, por mais sofisticados que fossem, o trabalho com o computador nas escolas e salas de aula era semelhante ao uso de uma máquina de escrever moderna. O professor ouvia falar em interação do aluno, dele mesmo e de todos os profissionais do ensino com a informática, mas não sabia como executá-la. Na verdade, os alunos iam para o computador e ficavam mais jogando paciência do que desenvolvendo seu aprendizado.

O avanço tecnológico continuava, telefone celular, ensino a distância, tv por assinatura. São tecnologias que a escola poderia aproveitar. Entretanto, as dificuldades ainda existem, a escola não sabe como usá-las para transformar positivamente o ensino.

Conhecemos agora o Texto Livre, ele não é a primeira proposta de ensino com a TI. Mas coloca-nos uma boa perspectiva no curso de especialização que irá nos qualificar melhor. Que perspectiva é essa e como podemos desenvolvê-la nas escolas? Para nós, é um momento de reflexão que ensinar e aprender se coadunam, que ensinar é também aprender e errar, errar com objetivo claro de estar sempre buscando o conhecimento com os seus alunos, procurando não a verdade do professor, mas a reflexão tanto de professores como de alunos para o objeto estudado. Porém, o que mais atrapalha os educadores de trabalhar com a TI, é que ela coloca os conhecimentos estanques do professor em xeque e isso não é aceito para o profissional. Não adianta usarmos tecnologia avançada se o nosso professor embasa suas aulas em explicações orais e quadro negro, achando que os alunos só precisam decorar fórmulas e noções gramaticais. Hoje, aula é participação, é interação, construção de conhecimentos com pontos em comuns entre professores e alunos, mas também com pontos de vista diferentes. O texto livre nos oferece essas possibilidades dentro da sala de aula e fora dela.

Retornamos à questão inicial: há que se comemorar o advento da TI? A história da tecnologia mostra que o novo provoca perplexidade e rejeição, mas com o tempo é aceito e absorvido de forma positiva. A revolução industrial é um grande marco, grandes invenções surgiram e estão sendo adaptadas até hoje.O que presenciamos com a TI não é diferente, é apenas um período de adaptação da sociedade. O desenvolvimento do país depende de uma educação de boa qualidade e essa ferramenta, a TI, precisa ser melhor explorada.

Anúncios

Written by otextolivre

23 julho 2008 às 8:30 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: