Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

A Eficácia da EAD e a Utilização de TI

with one comment

Por: Andréa Marques de Azevedo, Vera Lúcia Siqueira Xavier

Com a modernidade e o pouco tempo disponível, as pessoas podem estudar sem saírem de casa. Várias universidades e instituições oferecem cursos a distância, para aqueles que se interessam, possuem pouco recurso financeiro e tempo exíguo, e por um motivo ou outro, precisam conquistar um diploma ou se aperfeiçoar, seja para ascensão profissional, seja por motivo de satisfação pessoal.

Os cursos oferecidos na modalidade a distância utilizam-se das tecnologias de informação para levar o conhecimento através do material editado no ambiente e, ainda, através da troca de experiências com fóruns, aulas online, chats e outras ferramentas. Neste ínterim, consegue-se otimizar o uso de tempo e de recursos financeiros, porém, nem sempre a eficácia da EAD é plena, vez que o conteúdo é explicitado no ambiente virtual sem remeter à busca e complementação com outras referências ao assunto.

É necessário que o professor/tutor de EAD invista na pesquisa e indique referências para uma consulta ampla pelo aluno, o qual descobrirá o universo de conhecimento que foi acrescentado além do proposto pelo curso.

Com o crescimento desta modalidade de ensino, se antes era imprescindível apenas a auto-disciplina e a individualização, hoje, tornou-se importante considerar que a aprendizagem ocorre de forma grupal, sendo os conteúdos discutidos instantâneamente, proporcionando a interação entre alunos de potencialidades diferentes.

Analisando a eficácia do uso de TI na EAD, devemos atentar para o formato eleito pela instituição que oferta essa modalidade de ensino.

Uma vez que seja possibilitado ao aluno acessar todos os recursos ao seu alcance através da internet, podemos afirmar que, a princípio, sim, há eficácia do EAD na utilização de TI.

Considera-se ideal a utilização de TI na EAD quando o professor, segundo o objetivo do ensino e a necessidade do aluno, consegue formular atividades de conteúdo prático e motivar o aluno a buscar ampliação do conhecimento. Ainda quando as ferramentas disponibilizadas para navegação na internet permitem o acesso a links, blogs, chats, reservando ao professor um papel de orientador do trabalho desenvolvido pelo aluno em busca de construir seu conhecimento.

Porém, se a EAD pretender confinar o aluno às informações do ambiente do curso ou se o ambiente apenas reproduzir o conteúdo de material impresso entregue ao aluno, a eficácia da utilização de TI na EAD estará seriamente comprometida.

Há de considerar-se que a EAD permite o ensino de qualquer conteúdo, desde os didáticos da Educação Infantil até os de Ensino Superior – inclusive cursos de formação institucional para profissionais de diversas áreas.

Assim, o modo tradicional de ensinar não deve ser simplesmente transposto para a EAD. O professor deve voltar toda a sua criatividade para aproveitar as ferramentas online, unindo-as à sua didática e mantendo-se permanentemente atualizado frente à evolução constante e vertiginosa da TI.

Outro aspecto a ser considerado na eficácia do uso de TI na EAD é o formato de avaliação do conhecimento adquirido pelo aluno: este formato deve ser adequado ao ambiente online e não simples repetição de provas e atividades tradicionais.

A eficácia do aprendizagem pelo sistema EAD, utilizando-se de TI, será evidente se, ao final do curso, o aluno tiver efetivamente transcendido o conhecimento apresentado no ambiente do curso virtual.

Anúncios

Written by otextolivre

23 julho 2008 às 8:44 pm

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. A utilização de TI no meio educacional é de extrema importância. Entretanto, anteriormente à aplicabilidade da utilização desse recurso é indispensável a qualificação dos professores e demais envolvidos no processo educacional para utilização dos equipamentos.
    Falta inserir nos conteúdos programáticos dos Cursos Superiores ligados à Educação assuntos relacionados à TI e à Educação a Distância.

    Maurício José Dias

    19 setembro 2008 at 12:45 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: