Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

A liberdade não se compra, é conquistada!

with 63 comments

Quando se diz em linux, o que se esperaria é alguém da área de informática escrever a respeito de software livre, porém deparamos com um professor de biologia escrevendo sobre linux. Mas que negócio é esse? Muito simples. No mundo do software livre é assim que funciona, qualquer pessoa de qualquer área pode fazer parte, e a filosofia deste software tem tudo a ver com o papel do professor do nosso século – que busca ampliar oportunidades de aprendizagem do aluno. Esses professores não privam os seus alunos de novos conhecimentos e estão abertos às trocas de informações. Hoje, o professor consciente sabe que ele não possui todo o conhecimento, e o ensino está baseado na interação professor e aluno, por isso a semelhança com o software livre, pois este é aberto e há liberdade entre os usuários e os programadores, podendo, assim, trocar experiências e informações, e com isso todos se tornam instrumentos do avanço da tecnologia. O professor Kurt Kraut tem como atividade no software livre o projeto texto livre que relaciona o universo acadêmico com as comunidades deste software. E o Texto Livre é de grande importância no universo acadêmico, pois concede aos alunos a oportunidade de terem seus textos publicados na internet. Kurt, por meio do texto Linux e direção, incentiva as pessoas a usarem o Linux. Ele mostra que haverá dificuldades apenas no início, do mesmo modo quando se aprende a dirigir um veículo, e que ao tornar automatizado o aprendizado, tornam-se muito simples dirigir e manusear o Linux. Aprender a dirigir e usar o Linux é questão de atitude e coragem. É sair da mesmice e descobrir novos horizontes, sem medo de arriscar. É ser ousado para enfrentar e vencer as dificuldades. E no final, ter o prazer de ter vencido os obstáculos que os impedia de usufruir liberdades indiscutíveis. Liberdade, esta, que não se compra, mas que se conquista! Diga sim ao mundo do Software Livre. Diga sim ao Linux!!! (Stella Brum)

Anúncios

Written by stellabrum

16 junho 2008 às 6:01 pm

Publicado em semiótica

63 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Stella,

    Realmente vivemos num mundo que precisamos da interação um com o outro. Só assim poderemos construir um conhecimento universal, livre… É muito importante a utilização dos software livre por professores, porque assim podemos interagir com outras áreas de estudo. Ainda existe um certo preconceito com relação a esses software, mas como você mesmo disse é preciso coragem.

    Jihrane Santos

    30 agosto 2010 at 8:10 pm

    • com certesa vivendo em plena interatividade , e buscamos cada vez evoluirmos mais nessa busca constante, poios a evoluçao esta em nosso redor ou ate mesmo ,em nosso meio pois as mudanças sao constante ,a cada dia dia aprendemos mas e nescessitamos de muita interaçao e muita busca de respostas dentro de nos mesmo .

      marilza de jesus lira

      26 maio 2013 at 1:28 am

  2. É muito importante termos em mente que não sabemos tudo e podemos sempre aprender com os outros. Que que no linux nao é so o pessoal da informatica é capaz de escrever sobre o software livre.

    Rosinely

    3 setembro 2010 at 6:47 pm

    • eu quis dizer que bom que no linux não so o pessoal da informatica é capaz de escrever.

      Rosinely

      3 setembro 2010 at 6:54 pm

  3. O homem é um ser gregário, precisa da companhia de outros homens – e numa era onde a internet eliminou distâncias, essa necessidade aumenta ainda mais. Vejo o software livre como um caminho sem volta, uma tendência que tende a se popularizar cada vez mais, a despeito dessa suposta “dificuldade” de adaptação a ele que você coloca no texto – no fundo no fundo, é tudo uma questão de costume.

    Marcelo Sebastião Starling Ferreira

    7 setembro 2010 at 2:16 am

  4. O conhecimento nos dias de hoje está tomando um lugar muito mais de integração das disciplinas. O que antes era a tendência de separar o conhecimento através de caixinhas em uma tentativa de organizá-los melhor, hoje, o que se revela nas universidades e escolas, pelo menos digo da minha experiênca pessoal, é a associação de ideias e conhecimentos, interagindo com todas as áreas, procurando estabelecer uma rede de conexões entre tudo. Conheço ainda muito pouco do texto livre, mas acredito que é uma tendência no mínimo interessante.

    roberta

    7 setembro 2010 at 7:19 pm

  5. Sofware livre é realmente um bovo universo. Algo como o Linux, se bem utilizado, pode ser uma grande ferramenta para todos os profissionais. A coragem para atacar essa incógnita que é o software livre é uma próxima etapa para profissionais de todas as áreas.

    Lucas Pereira Guastaferro

    8 setembro 2010 at 10:55 am

    • Este novo método de expor ideias é de extrema importância para os novos meios de conhecimento. Abre uma nova janela para para quem procura dar e receber conhecimento. Não conheço muito ainda sobre essa nova tendência, mas com certeza é muito importante para o progresso on line.

      Bárbara Lana

      8 setembro 2010 at 6:45 pm

  6. Acho que a liberdade vai muito além de um código aberto. Podemos achar benefícios e malefícios no software livre assim como nos softwares fechados e privados. Há que se lembrar que o software é livre mas que o domínio das linguagens de programação é imprescindível para que se consiga tirar algum proveito dessa história. Salve o linux sim… mas salve os outros sistemas que educaram e incluíram também tantas pessoas no universo digital. O Linux não é um sistema de fácil domínio. Bom para alguns, ruim para outros.

    Pedro henrique Costa

    8 setembro 2010 at 11:42 pm

  7. Este metodo de ensinar a usar o sofware livre é bem valido, uma vez que faz uma analogia com o aprender dirigir e mostra que um professor de biologia escreve, isto mostra que todos nós podemos “interferir”/ “usurfruir” do sofware livre, que a cada dia cresce mais.
    Muito bom o texto, parabensl

    Débora Luana

    9 setembro 2010 at 11:52 am

  8. É muito importante a utilização dos software livre por professores e alunos, porque assim podemos interagir com outros campos de conhecimento, facilitando e criando uma rede de conexões.Este novo método de expor o conhecimento é de extrema importância para os novos metodos de ensino que vem surgindo.

    Bárbara Lamounier

    9 setembro 2010 at 12:03 pm

    • Os softwares livres se bem utilizados, podem ser uma grande ferramenta para todos nos, tendo livre acesso as pessoas, no auxilio muitas dezes para difundirem seus conhecimentos e na busca cada vez mais de aprendizado, tanto para formação profissional como pessoal, com os softwares livres isso pode ser facilitado.

      leandro S. Dorneles

      9 setembro 2010 at 8:56 pm

  9. O ideal libertário do software livre promove, até mesmo sob uma ótica psicológica, a interação professor / aluno.
    Acontece que quando se visa qualquer forma de aprimoramento somos todos alunos e professores.

    Alysson Marcius Roberto

    10 setembro 2010 at 1:50 pm

  10. Atualmente ocorre uma integração de conhecimento nas diversas áreas. Um grande auxiliador são aos softwares livres, comunidades … Tudo contribui para difusão do conhecimento e tb para expandir a cultura livre derrubando alguns tabus.

    Lorenna Mariz

    10 setembro 2010 at 2:01 pm

  11. Stella, concordo com o seu texto, tanto em relação as colocações sobre a relação professor aluno e pela sua acurada análise do texto do professor Kurt Kraut.
    O uso do software livre tem que ser conquistado com esforço e muita dedicação e acredito que o mesmo só poderá ter sucesso em se disseminar em toda a população quando o mesmo for usado nas universidades e escolas como ferramenta de ensino para todos e não apenas restrito a área de computação.

    Luiz Borges

    10 setembro 2010 at 11:23 pm

  12. Olá a todos…

    Considero as colocações de Stella muito interessantes, principalmente se considerarmos que atualmente questões como interdisciplinaridade e trasndisciplinaridade estão cada vez mais evidentes e também presentes no nosso dia-a-dia. Não podemos ignorar os novos recursos que surgem à nossa frente, principalmente se tais recursos são “free”. A questão é procurar nos atualizar e adaptar para potencializar os nossos objetivos…

    Jaqueline Soares

    11 setembro 2010 at 5:56 pm

  13. Muito bom o texto . No mundo do software livre qualquer pessoa de qualquer área pode fazer parte. E o Texto Livre é de grande importância no universo acadêmico, pois concede aos alunos a oportunidade de terem seus textos publicados na internet

    Alisson Duarte Nepomuceno

    11 setembro 2010 at 11:35 pm

  14. Hoje em dia vemos que o conhecimento é cada vez mais amplo e interdisciplinar. Um software que permita a interação entre esses conhecimentos de forma que se produza um instrumento que seja cada vez mais universal e didático como é o linux, é realmente o que se deseja em uma sociedade corrompida e pouco virtuosa como a nossa o é.

    Ana Paula

    12 setembro 2010 at 12:55 am

  15. Realmente é muito favorável a opinião de pessoas de várias áreas,pois cada una dessas pessoas possui uma visão diferente e possivelmente novas idéias que tornaram o softwear melhor para todos!

    brunofilipeguimaraes

    12 setembro 2010 at 3:48 pm

  16. Assim como na relacao aluno professor tem-se liberdade de ensinar e aprender coisas novas, o livre acesso ao linux, permite acesso irrestrito para aqueles que desejam o utilizar.
    O linux se torna uma ferramenta muito importante para aqueles que buscam alternativas para o mundo dos softwares pago.

    André de Oliveira Sá

    12 setembro 2010 at 6:00 pm

  17. É bem interessante saber que o software livre abrange tanta gente até pessoa que não estão envolvidas na área de informática. Acho isso importante pois visualizamos a possibilidade de “desmistificar” os softwares livres.

    Augusto

    12 setembro 2010 at 6:21 pm

  18. Sou da área da computação e o que muito vejo são pessoas de outras áreas defendendo o uso de software livre mais do que gente da computação. E nós estudamos e deveríamos aprender o quanto ele é superior e muitas vezes temos o mesmo medo de utilizar no início, mesmo sabendo que a dificuldade não é tão grande assim.
    Parabenizo a todos que se arriscam no sofware livre, pois seu projeto é melhor construído e a defesa dos ideias de liberdade e contribuição encontram nesse movimento um excelente espaço de atuação.

    Vítor Fonseca de Melo

    13 setembro 2010 at 12:23 am

  19. O software livre vem com força para realizar uma tarefa muito importante que é a de espalhar e compartilhar o conhecimento. A troca é essencial em todos os ramos, sobretudo no acadêmico que é por natureza uma área de produção de conhecimento, é uma tendência aparentemente natural dos acontecimentos. Mas para isso é mesmo preciso coragem para se mover e sair da mesmice para que as coisas sejam realmente alteradas. Com o tempo tudo será mais natural, basta dar o primeiro passo.

    Guilherme Reis

    13 setembro 2010 at 1:01 am

  20. Realmente o mundo de hoje é um mundo atualizado e moderno. O interessante de Software livre, como foi dito no texto, é que pessoas de diversas áreas e profissões conseguem interligar a sua área nesse assunto.A única forma de expandir nosso conhecimento é juntá-lo em outros assuntos.

    jessicadutra

    13 setembro 2010 at 2:13 am

  21. Software livre tem que ser mesmo conquistado com muita dedicação e acredito que o mesmo só poderá ter sucesso em se disseminar em toda a população quando o mesmo for usado nas universidades e escolas como ferramenta de ensino para todos e não apenas restrito a área de computação.

    Daniel Martins

    13 setembro 2010 at 2:19 am

  22. É muito construtivo que alguém de outra área que não a área da informática possa escrever sobre um assunto tão diverso dessa: o software livre. Além de promover a diversidade de idéias, ocorre também a troca de conhecimento sob diferentes pontos de vista: é a partir daí que chegaremos a um conhecimento universal.
    O software livre é realmente um caminho sem volta, e em pouco tempo, tenho certeza que todos estarão usando.

    Ramon Fraga Resende

    13 setembro 2010 at 2:25 am

  23. Acho muito interessante a proposta dos Softwares Livres. Como você mesmo disse em seu texto, o conhecimento não está nas mãos (ou cabeça) de uma só pessoa, e através dos Softwares Livres é possível agrupar cada parte de um todo para que depois de pronto, o pensamento possa ser difundido para todos.

    Marcio Ferreira

    13 setembro 2010 at 2:34 am

  24. Concordo com o texto quando o mesmo cita que o aprendizado em Linux requer atitude e coragem. As pessoas precisam parar de achar que o Linux é um software difícil de manipular, basta entendê-lo melhor com a prática e elas vão ver que ele não era tão complicado.
    Sendo o Linux um software livre, a troca de informações entre os programadores de Linux é imensa enquanto os softwares “pagos” não possuem o código da fonte aberto o que inviabiliza o desenvolvimento e progesso do software baseado no que os programadores desejam em suas diversas áreas.
    Com os softwares livres o pensamento (código fonte) está acessível para todos o que ajuda a melhorar e expandir o conhecimento contribuindo assim para um mundo mais científico, aberto e globalizado ao contrário dos softwares pagos onde o conhecimento é conhecido somente por “poucos” o que é exatamente o que vivemos hoje, num mundo capitalista e conhecimentos e dinheiro concentrados.

    Thiago Moura

    13 setembro 2010 at 12:13 pm

  25. A proposta dos Softwares Livres é muito interessante porque proporciona que um grande número de pessoas possam utilizar esse meio para vários fins.Essa liberdade de escolha por meio desses softwares trás um certo conforto para muitos internautas que, por ventura, não tem condições para pagar,então essa gratuidade vem favorecendo esse grupo quanto tantos outros mais.

    Angelina Dayanne

    13 setembro 2010 at 1:14 pm

  26. Fiz um comentário sobre um texto há algumas semanas o qual citava a necessidade de utilização do Linux, sem receio, para total aprendizado de suas funções. O texto acima também cita isso e eu concordo. Achei interessante o professor de biologia escrevendo sobre o linux e mais interessante a citação: troca de informações entre professor e aluno meio ao software.

    Eduardo Pio

    13 setembro 2010 at 3:17 pm

  27. Acho muito interessante abrangir essa tema que sempre é discussão apenas na informática.Em todas as areas temos necessidade da ultilização do software como projeto de texto livre na faculdade e publicar seus textos na internet e ai está a oportunidade.

    leticia

    13 setembro 2010 at 5:05 pm

  28. Gostei muito do texto proposto.Um tema bastante interessante que vem dispersando não só na area da informatica mas também em outras area que necessita indiretamente do software para uso acadêmico,como citado muito bem no texto.

    Carla

    13 setembro 2010 at 5:42 pm

    • Este texto aborda uma das partes mais interessantes e relevantes do linux, a liberdade, que provém da falta de monopolização do conhecimento acerca do programa por partes de mega empresas que so tem interesse em lucro. Sendo assim todos os usuários são importantes/co-responsáveis para o aprimoramento do programa.

      Braulio

      13 setembro 2010 at 7:19 pm

      • Muito bom o texto . Nos softwares livres, qualquer um pode fazer parte, sendo de grande importância no universo acadêmico por conceder aos alunos a oportunidade de terem seus textos difundidos

        Rafael

        13 setembro 2010 at 7:56 pm

  29. O incentivo ao novo é de extrema , principalmente por se tratar de inovações tecnologicas. Professores de diversas áreas mostrando a facilidade de se adaptar ao novo encoraja os alunos a se esforçarem em conhecer o novo e necessario.

    Monica

    13 setembro 2010 at 8:01 pm

    • O incentivo ao novo é de extrema importância, principalmente por se tratar de inovações tecnologicas. Professores de diversas áreas mostrando a facilidade de se adaptar ao novo encoraja os alunos a se esforçarem em conhecer o novo que é necessario.

      Monica

      13 setembro 2010 at 8:02 pm

  30. Softwares livres são fruto de iniciativas generosas e o auxílio que eles concedem,não importando a sua função, é , sem sombra de dúvida, um advento importantíssimo na era digital.

    Sasha Garcia

    13 setembro 2010 at 8:11 pm

  31. A mais pura e bela verdade, o conhecimento está nas mãos de todos, surge do compartilhamento de informações, bobas são as pessoas que tem o raciocínio de reter conhecimento achando que serão valorizadas por serem únicas, na vida se não vivemos para servir, não servimos para viver. O mesmo ocorre com os softwares, a liberdade está na mão dos usuários, porque não modificá-lo e adaptá-la à nossas necessidades.

    tbasques

    13 setembro 2010 at 8:25 pm

  32. É muito importante a utilização dos software livre por professores, porque assim podemos interagir com outras áreas de estudo.

    Marcos

    13 setembro 2010 at 9:00 pm

  33. O software livre é uma evolução dos softwares, assim como está havendo uma evolução na didática dos professores. O aluno, atualmente, é incentivado a abrir seus horizontes, o foco não é mais a quantidade de informações que ele memoriza. Os professores modernos trabalham neste sentido…

    Guido

    13 setembro 2010 at 9:19 pm

  34. Otimo artigo,pq não se compra o direito de liberdade e sim se conquista.E todos podem usar o linux independende da area que se atua

    João Marcos

    13 setembro 2010 at 9:23 pm

  35. O texto é muito bom! O universo de software livre é muito abrangente, qualquer um, de qualquer área pode fazer parte! E de mesma forma é o texto livre, oferecendo meios de maior divulgação de produções textuais de alunos.

    Davi Teixeira Urzêdo Queiroz

    13 setembro 2010 at 10:06 pm

  36. O texto é muito interessante pois explicita o quanto o universo dos softwares livres é abrangente e democrático, uma vez que permite que pessoas de várias áreas comentem e ajudem no processo de melhorar o software através de troca de informações e ajudas mutuas.Além do mais o texto mostra a vantagem dos textos livres que permitem que autores pouco conhecidos tenham suas obras públicada para todo o mundo.

    Renan Correa Damasceno

    13 setembro 2010 at 10:17 pm

  37. Acredito que a liberdade e tecnologia seja um casamento perfeito para a promoção da educação. A iniciativa do Texto Livre é um marco neste sentido, estou conhecendo agora este novo universo e percebo que a o compartilhamento de conhecimento através dos softwares livres é um fluxo importante de conhecimento na área acadêmica.

    Jaqueline Maia

    13 setembro 2010 at 10:51 pm

  38. Texto interessante, mostra como é importante o envolvimento de todos no aprendizado, de tudo em nossas vidas e no caso de um software livre não é diferente. É bem legal ver como pessoas de áreas totalmente diferentes podem interagir e contribuir para que a ferramenta seja construída e melhorada. O texto ainda comenta os benefícios e oportunidades que autores que são desconhecidos tem de publicar seus artigos.

    Dirceu Evangelista da Silva Pereira

    13 setembro 2010 at 10:53 pm

  39. Achei a iniciativa muito legal, porem eu acho que vocês podiam ter descado a questão das redes sociais, tão utilizadas hoje em dia.
    Porém gostaria de comentar que o conhecimento atual tem uma velocidade muito dinâmica, e as vezes acho que a inclusão digital será necessária se não prepararmos as novas e ‘antigas” gerações. No mais achei muito positivo.

    GUSTAVO LIM

    14 setembro 2010 at 12:09 am

  40. É interessante observar como o software livre pode quebrar paradigmas e encurtar distâncias, como as que existem entre professor e aluno, em que o aluno só absorve o que o professor tem de conhecimento, o que muitas vezes é limitado e obsoleto, e nenhum dos dois trocam experiências. O professor não aprende nada e o aluno se limita a um conteúdo pronto e engessado, que não acompanha as transformações no mundo e em nossa sociedade.
    Parece que o software livre veio para quebrar estes conceitos, e o texto livre é um ótimo exemplo disso.

    Thiago

    14 setembro 2010 at 12:16 am

  41. Stella,
    muito interessante o seu artigo sobre o software livre e o texto livre.Realmente a acessibilidade à esses assuntos se tornou imensa, o que permite que pessoas das mais diversas áreas venham se envolvendo com a questão.Eu mesma,como uma leiga, estou tomando parte no assunto e me interessando por ele.
    Parabéns.

    Bárbara Costa Braga

    14 setembro 2010 at 12:39 am

  42. O software livre, assim como o texto livre, é resultado de uma boa interação de ambas as partes. Por exemplo, meu primeiro contato com o Linux, que conheci através da faculdade, foi bastante conturbado e confuso, porém, com uso frequente, tomei gosto e muitas vezes acabo optando pelo boot do Linux.

    Gustavo Menezes

    14 setembro 2010 at 12:39 am

  43. A ideia de que as áreas de conhecimento interajam entre si e se completem é inspiradora. Na verdade, fá-me lembrar o grandes gênios que despontaram nos séculos passados e que, de manaeira geral, gozavam dessa característica. Promover esse “encontro do coenhecimento” é sem dúvida um imenso passo para o progresso do desenvovimento e da intelectualidade. Se os softwares livres são um meio de se realisar tal feito, o movimento em prol de sua popularidade contribui, e muito, de forma positiva para essas transformações.

    Dâmia

    14 setembro 2010 at 1:07 am

  44. Sem dúvida, toda forma de interação entre conhecimentos distintos é válida! Além de angariar e produzir novas formas do saber, a interdisciplinaridade favorece na melhor compreensão dos fenômenos que nos cercam, sejam eles referidos à tecnologia, ciência, filosofia, política, religião, cultura, economia, arte entre outros. É nesse contexto que o software livre se encaixa perfeitamnente, pois, além de permitir um envolvimento com outros campos do saber, proporciona a todos a liberdade de modificá-lo. Portanto, achei muito interessante a utilização de novas tecnologias, como o software livre, texto livre, por um professor de biologia.

    Mariana Iole de Abreu Teixeira

    14 setembro 2010 at 1:21 am

  45. Muito interessante o uso do software livre como uma ferramente educativa, o que prova que novas tecnologias podem, e devem ser utilizadas com intuito escolar, o que torna o estudo muito mais atraente para os alunos, principalmente aqueles que se interessam por novas tecnologias.

    Júlia Clatt

    14 setembro 2010 at 1:29 am

  46. Prezada Stella
    muito bom o seu comentário. Realmente o conhecimento não deve ter fronteiras. Hoje mais do que nunca deve-se buscar o conhecimento multidisciplinar. Quando encontramos pessoas iguais à você e ao professor Kurt Kraut, percebemos que a liberdade de poder utilizar e disseminar o software livre foi realmente conquistada. Cada vez mais pessoas utilizam e defendem a causa do software livre. É necessário que continuamos estimulando e utilizando o software livre, além de ensinar e mostrar ao usuário ainda leigos, como o software livre é também uma ferramenta fácil de ser utilizada. Como afirmado pelo professor Kurt Kraut, utilizar o software livre é como aprender a dirigir, tem-se que ter apenas um pouco de força de vontade, pois todos somos capazes de conseguir.

    Fernando Marques

    14 setembro 2010 at 1:41 am

  47. Muito interessante o texto, as pessoas tem que começar a ver o software livre com outros olhos, perderem o medo de usar Linux, é um sistema muito mais completo e robusto do que o que vemos prevalecer no mercado, digo isso como usuário.

    Rodolfo

    14 setembro 2010 at 1:49 am

  48. É importante atitudes como a do professor Kurt, que só assim as pessoas conseguem ver o mundo que o Linux pode nos mostrar. As pessoas, muitas vezes, preferem continuar na mesma a experimentar novas coisas. E só ao experimentar que podemos dizer se essa é melhor ou pior. E se tratando do Linux essa mudança pode nos proporcionar uma interação e uma facilidade de ganhar conhecimentos que a mesmice não nos trará. As possibilidades que um software livre nos proporcionam levam a perguntar o porquê de tão poucos usuários utilizarem, e pior, a proporção pequena que os conhece.

    didap2002

    14 setembro 2010 at 1:52 am

  49. O software livre abre portas para o conhecimento ilimitado,cabe a nós roper barreiras para buscar esse conhecimento.O aprendizado é sempre desgastante no início, mas vale a pena.

    franklin

    14 setembro 2010 at 1:54 am

    • Sou usuário do linux e admiro muito o movimento do software livre. Porém temos que ter em mente que tal abordagem possui vantagens e desvantagens, afinal de contas nada é perfeito. Recomendo a todos que embarquem nesta aventura, mas que sejam sempre críticos e objetivos, conscientes de que cada ferramenta serve um conjunto limitado de propositos.

      Daniel Balbino

      14 setembro 2010 at 2:21 am

  50. Creio que a idéia do professor Kurt Kraut é extremamente válida, pois é importante a divulgação de textos também de cunho acadêmico; isso permitirá com que sugestões aos acadêmicos possam guiá-los no sentido de melhorar sua pesquisa. O problema é que tal fato possa levantar é um “mar” de pesquisas contradizentes entre si a ponto de não podermos tirar conclusões definitivas.

    Fabrício Vieira Bonfim

    14 setembro 2010 at 2:11 am

  51. Ouvindo depoimentos sobre usuários do Linux, como a autora desta postagem, Stella Brum, chego a uma conclusão. Essa conclusão é a de que as pessoas que utilizam o Linux, pelo menos uma parte delas, aparentam ser apaixonadas pelo mesmo, e apregoam sempre uma máxima: “Viva a liberdade.”
    A meu ver cada um tem seu ponto de vista. O meu é de que o Linux pode ser uma boa mas, também deve ter seus prós e contras.
    Destarte, gostaria de ver uma análise objetiva do mesmo, que apressentasse suas qualidades e defeitos, para que assim pudessemos escolher Linux ou Windows.

    Jonathas Barbosa

    14 setembro 2010 at 2:23 am

  52. Olá. Estou cursando a disciplina Oficina de Textos, e uma das atividades desta disciplina consiste em deixar um comentário neste blog.

    Vou ser sincero e deixar aqui a minha real opinião. Afinal, é para fazer qualquer comentário, e não apenas um falso comentário positivo, correto?
    Durante muito tempo, já fui um usuário experiente e dedicado de várias distribuições Linux. Embora haja uma dificuldade inicial para começar a utilizar o Linux, com dedicação e prática, consegue-se utilizar Linux habilmente.

    Entretanto, a prática me mostrou que o Linux ainda é bastante deficiente em relação a outros sistemas operacionais proprietários. É fato que existem inúmeros aplicativos para Linux. Contudo, grande parte destes aplicativos deixa muito a desejar nos quesitos usabilidade e funcionalidade. Isto pode ser percebido facilmente quando comparamos o arcabouço de programas desenvolvidos para Linux com o conjunto de programas disponíveis para Windows e Mac OS-X.

    A deficiência de aplicativos de qualidade para Linux pode ser explicada pelo fato de que Linux é um sistema despadronizado. Existem inúmeras distribuições Linux, cada uma possui um gerenciador de pacotes diferente. Também há vários ambientes gráficos e bibliotecas de programação: GNOME, KDE, XFCE, GTK, QT… Toda esta falta de padronização torna o desenvolvimento e distribuição de aplicativos proprietários para Linux muito difícil.

    Felipe Dornelas

    14 setembro 2010 at 2:24 am

  53. Notar que pessoas que não são especialistas em informática estão se aventurando em softwares livres é extremamente importante. Esse tipo de iniciativa só engrandece e fortalece a cultura do software livre que, aos poucos, tem ganhado espaço na vida de pessoas comuns.

    Felipe Cobucci Morais

    14 setembro 2010 at 2:41 am

  54. O software livre vem ganhando cada vez mais adeptos exatamente pela liberdade comentada no texto.Liberdade essa que qualquer pessoa,mesmo que não seja da área como o Prof.Kurt,disfruta no uso do Linux ja que a ferramenta é aberta a contribuições de qualquer um.

    Gabriel Guimarães

    21 setembro 2010 at 12:41 am

  55. […] The busiest day of the year was 13 de setembro with 739 views. The most popular post that day was A liberdade não se compra, é conquistada!. […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: