Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Entrevista sobre IRC e Linux

leave a comment »

A entrevista foi feita pela Mariana, da UFMG, no dia 15 de maio de 2008. Foram entrevistados o Flores, estudante de ciência da computação na USP, e o OgMaciel, um dos maiores expoentes do Linux Ubuntu no Brasil e também fora dele. A entrevista foi publicada sem cortes, exceto pelos IPs e pelos e-mails trocados no canal, que foram substituídos por xxxx 🙂

Agradeço desde já a colaboração dos entrevistados e da entrevistadora.

–> You are now talking on #evisol-5
— simmons.freenode.net sets mode +n #evisol-5
simmons.freenode.net sets mode +s #evisol-5
–> bananitadolca has joined #evisol-5
<bananitadolca> oi
<OgMaciel> 🙂
<bananitadolca> estudo letras na UFMG, e faço uma disciplina de análise do discurso. nesta disciplina, a tarefa de hoje é fazer uma entrevista sobre um canal do irc
<OgMaciel> hmnmm. e escolheu o canal de tradutores por que?
<bananitadolca> este canal q estamos era pra ser o evidosol-5 (eu acho q depois essa tarefa vai se relacionar com outra que é sobre o evento evidosol). porque me interesso por tradução, mas nao sei nada sobre tradução em software livre
<OgMaciel> certo. como se chama?
<bananitadolca> eu?
<OgMaciel> sim
<bananitadolca> mariana
<OgMaciel> ola Mariana. me chamo Og Maciel
<bananitadolca> ola. e vc? ah prazer
<OgMaciel> igualmente
<bananitadolca> vc pode me explicar o que é a tradução a qual este canal se refere
<OgMaciel> sim
–> LuizArmesto has joined #evisol-5
<OgMaciel> o canal #tradutores e’ o ponto de encontro da maioria dos tradutores Brasileiros de software livre
<bananitadolca> ?
–> _flores_ has joined #evisol-5
<OgMaciel> o LuizArmesto e’ um outro tradutor. e o _flores_
<_flores_> tudo bem de eu entrar aqui?
<bananitadolca> ok
<OgMaciel> todos trabalham em projetos diferentes
<bananitadolca> mas o q vcs traduzem?
<OgMaciel> eu mesmo trabalho em 5 projetos. software livre. a grande maioria distribuido com as distribuicoes GNU/Linux
<bananitadolca> como assim? eu nao entendo nada de linux, mas me parece muito interessante….
<_flores_> bananitadolca, eu traduzo algumas coisas do GNOME e o mensageiro Pidgin
<bananitadolca> o que é isso?
<OgMaciel> bananitadolca: creio que a sua entrevista precisa primeiro de um bom background, nao?
<bananitadolca> ok. por favor me ajude.

<OgMaciel> sobre o que e’ Linux, software livre, etc. bananitadolca: vc tem skype?
<bananitadolca> eu entendo q linux é um sistema operacional aberto
<OgMaciel> isso
<bananitadolca> tenho, mas só em casa. estou na faculdade, na aula de que falei
<OgMaciel> bem, vai demorar bastante teclar tudo que preciso para te dar um bom background
mas o LuizArmesto e _flores_, se tiverem tempo, podem te ajudar
<_flores_> bananitadolca, na verdade o Linux é mais que um sistema operacional de código aberto. O Linux é um sistema operacional livre
<OgMaciel> bananitadolca: caso voce possa me chamar de casa no skype, marcamos uma hora
<bananitadolca> pode ser um background resumido? ok
<_flores_> bananitadolca, voce sabe o que é um Software Livre?
<bananitadolca> o que eu entendo é um software desenvolvido pelos usuarios. ele é de dominio publico
<_flores_> bananitadolca, nao é dominio publico. ele tem uma licença que te permite fazer algumas coisas e outras nao
<bananitadolca> ok, foi só uma suposição. ah
<_flores_> Um software, para ser livre, precisa de 4 requisitos
<bananitadolca> mas eu sei q o usuario pode contribuir para melhora-lo, certo?
<_flores_> Poder ser utilizado para qualquer proposito. Qualquer pessoa pode estudar seu codigo fonte. Voce pode redistribui-lo para quem voce quiser. Voce tem a liberdade para modificar (e se voce quiser) melhorá-lo. O usuario pode contribuir, mas isso é apenas uma das quatro liberdades
esses 4 requisitos sao chamados de 4 liberdades
<bananitadolca> ok
<_flores_> Para a segunda liberdade e a quarta, o código fonte deve estar disponivel
<bananitadolca> mas o que é traduzido, o codigo fonte?
<_flores_> Não. A interface e a documentação são traduzidas
<bananitadolca> ah, sim. o linux vem em outra lingua e vcs traduzem?
<_flores_> quando alguém termina um software livre, pode rodar um programa que pega as mensagens de interface. Aí traduzimos essas mensagens
<bananitadolca> a peça central da entrevista q tenho q fazer é:
<_flores_> bananitadolca, na verdade o Linux é o nome do sistema que tem o núcleo Linux. bananitadolca, junto com esse nucleo vêm muitos programas. bananitadolca, e esses “pacotes” são chamadas distribuições
<bananitadolca> ah, sim. e que tipo de atividades relativas às suas comunidades virtuais vcs já participaram no IRC?
<_flores_> Geralmente fazemos reuniões
–> Josi has joined #evisol-5
<bananitadolca> presenciais?
<_flores_> utilizamos para help-desk. bananitadolca, nao, pelo IRC
<bananitadolca> ah, no irc.
<_flores_> reunioes presenciais sao quase impossiveis. Algumas pessoas como o Lucas Rocha e o OgMaciel não moram nem no Brasil
<OgMaciel> 🙂
<bananitadolca> ah… e vcs acham q essas reunioes poderiam ocorrer melhor de alguma outra forma?
<_flores_> bananitadolca, poderiamos fazer via skype
<bananitadolca> mas vcs q nao estao no brasil sao brasileiros?
<_flores_> bananitadolca, sim
<bananitadolca> e seria melhor pelo skype? duvida, interface é a parte do programa q a gente ve?
<_flores_> bananitadolca, é… talvez. Eu prefiro escrito (é mais fácil para fazer uma ata) bananitadolca, isso mesmo
<bananitadolca> entao agora acho que entendi, mais ou menos, o q ja é um grande ganho pelo o q eu sabia qdo loguei inicialmente
<_flores_> 🙂 bananitadolca, Que bom. se você quiser me mandar algumas perguntas fique a vontade
<bananitadolca> obrigada a todos vcs… tenho uma questao particular: sou usuaria de windows, mas ja pensei em mudar pro linux.
<_flores_> bananitadolca, legal. Fico muito feliz 🙂 bananitadolca, seu nome é ?
<bananitadolca> me falaram q eu nao vou conseguir fazer nada do q eu faço hoje, pois nao sao todos os programas q sao compativeis com o linux, etc… mariana
<_flores_> Mariana, que programas você usa no Windows?
<bananitadolca> eu so usei linux uma vez. ah, uso o photoshop, dvdshrink, anydvd
<_flores_> olha, eu não entendo muito de editores de foto, mas temos o gimp para o Linux
<bananitadolca> mais alguns q convertem video . gimp faz o q?
<_flores_> O Gimp é um manipulador de imagem. assim como o Photoshop. só que ele é livre
<bananitadolca> o q eu mais faço no computador é mexer nas fotos
<_flores_> tá. Vou sugerir uma coisa para você. o Gimp tem uma versão para Windows
http://www.gimp.org/
<bananitadolca> onde consigo? ah, valeu.
<_flores_> tente utilizá-lo. Se você sentir que está suprindo bem sua necessidade, baixe o Ubuntu que é uma distribuição Linux focada no público iniciante e instale em Dual-Boot no seu computador.
Aí você terá o Linux e o Windows no seu pc
<bananitadolca> eu acho q nao vou saber fazer isso
<_flores_> posso te ajudar se você quiser
<bananitadolca> tem algum tutorial q ensina?
<_flores_> a instalar o Linux?
<bananitadolca> ok, mas tem q ser outro dia, pois nao estou em casa
<_flores_> bananitadolca, sem problemas se voce quiser te passo meu IM ou meu e-mail
<bananitadolca> ok. o meu email é: xxxx@xxxx.com.br
<_flores_> bananitadolca, mas acho que inicialmente o que você deve fazer é utilizar o Gimp no Windows e ver como você se sai. tá, você tem msn, gtalk ou algum IM?
<bananitadolca> tenho, mas nunca uso. tenho gtalk
<_flores_> qual seu gtalk ?

<bananitadolca> xxxx@xxxx.com
<_flores_> Te adicionei. meu gtalk é xxxx@xxxx.org. devo aparecer pro lá. *por . você é da onde? sua faculdade é da onde?
<bananitadolca> sou de belo horizonte, da UFMG. e vc?
<_flores_> bananitadolca, Sou de São Paulo. Faço USP.
<bananitadolca> legal, letras?
<_flores_> Não, ciência da computação
<bananitadolca> eu tenho q sair agora. muito obrigada pela ajuda. otimas dicas… vou aproveitar
<_flores_> bananitadolca, a vontade. precisando 🙂 prazer e qualquer coisa sinta-se a vontade para me perguntar
<bananitadolca> OK
ate mais

Written by otextolivre

19 maio 2008 às 1:14 pm

Publicado em comunidades online

Tagged with ,

Deixe um comentário

