Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Contato: Robô Ed falando!

with 15 comments

O acesso à internet nos expõe a inúmeras possibilidades. Fico praticamente grande parte do meu dia em frente ao computador: ouvindo músicas, vendo vídeos e principalmente conversando com alguém. Muita coisa na internet já não é novidade para mim, porém algo bem diferente aconteceu: conversei com o Ed. Ed? Mas quem é Ed? – perguntaria o leitor. Ed, para quem não sabe, é um robô. O Ed, robô criado pelo grupo Conpet, funciona como um banco de dados criado para responder perguntas através de palavras chaves. Sendo assim, suas respostas – catalogadas no banco de dados – são apresentadas a partir da pergunta feita pelo enunciador.

Neste texto farei algumas observações sobre o meu diálogo com o robô Ed sob a ótica da leitura do texto Sintaxe Narrativa. No inicio do diálogo, o robô Ed se apresenta e me convida para uma conversa:

§ Ed: Olá! Que bom ver você por aqui…
Meu nome é Ed, estou no site do CONPET para ajudar na preservação de energia e de outros recursos naturais. Sobre o que você quer conversar?

Nesse inicio de conversa, Ed tenta uma aproximação com o destinatário (eu). Depois se apresenta como sujeito actante que mantém uma relação de estado com o objeto CONPET. Nesse caso, o sujeito – Ed – mantém uma relação de junção com o objeto CONPET. Relação esta representada pelo enunciado “ajudar na preservação de energia e de outros recursos naturais”.

A partir daí o diálogo se efetiva, o sujeito 2 – eu – segue as propostas oferecidas pelo sujeito 1 – Ed. Nesse caso, Ed apresenta alternativas para que o diálogo aconteça sem que ocorra nenhum imprevisto, ou seja, sem que o sujeito 2 – eu – faça alguma pergunta que seja “impossível” de ser respondida pelo robô Ed 2. Observe a seqüência:

§ Eu: Sobre ecologia

§ Ed: Sobre Ecologia? Ta legal. Começando do comecinho, o termo ecologia foi criado em 1866 por Ernst Haeckel, um biólogo alemão (1834-1919), que o definiu como o estudo do inter-relacionamento de todos os sistemas vivos e não-vivos entre si e o meio ambiente. Vem do grego OIKOS (casa) e LOGOS (estudo) mas, num sentido mais amplo, significa o estudo do ambiente. Nenhum ser vive só em seu ambiente, todos eles, quer sejam animais, vegetais ou microorganismos, mantêm diversos tipos de relações entre si e com o meio em que vivem.

§ Eu: O que é conpet

§ Ed: O

§ Eu: O que é o CONPET?

§ A área de atuação do CONPET abrange as atividades institucionais (O CONPET NA ESCOLA), de transportes (Projeto Economizar), industriais (melhorias ambientais e aumento de competitividade na produção), residenciais e comerciais (uso de etiquetas que indicam a eficiência de equipamentos), agropecuário (uso do óleo diesel) e geração de energia (termelétricas). Sobre qual destes setores ou projetos você quer saber mais?

Observe, como já dito, que no diálogo entre eu e Ed, o robô busca desde o inicio da conversa se aproximar de seu destinatário (eu), para poder mais facilmente controlar a conversa. Como vimos, ele oferece possibilidades:

§ Ed: O

È interessante perceber que a estrutura do meu diálogo com o robô Ed segue uma lógica bem coerente, primeiramente porque eu (sujeito que enuncia) não explorei nenhuma situação provocativa, ou seja, apenas segui uma seqüência de relações predefinidas pelo robô Ed. Assim sendo, sigo apenas suas instruções, clico no link indicado por Ed e a pergunta lhe é feita:

§ Eu: O que é o CONPET?

Ed responde logo em seguida e novamente oferece novas opções que são novamente seguidas por mim até o termino de nossa conversa:

Em toda a seqüência do diálogo apresentam-se, em sua maioria, enunciados elementares com relações transitivas de estado, em que o sujeito relaciona-se com o objeto ou por uma relação de disjunção ou de junção.

Com por exemplo em:

§ Moro aqui no site do Conpet.

§ Mas antes eu morava em Kyr. Em que cidade você mora?

Nesse caso no primeiro enunciado uma relação de junção entre o sujeito – robô Ed – e o objeto – site da Conpet. E no enunciado seguinte uma relação de junção com Kyr.

Apenas em algumas partes da narrativa, percebe-se a presença de enunciados com a presença de relações transitivas de transformação:

§ Ed: O biodiesel apresenta várias vantagens ambientais, já que diminui sensivelmente as emissões de enxofre e de gás carbônico na atmosfera, pois o gás emitido no motor durante a combustão é compensado pelo gás absorvido no processo de plantio. Além disso, gera menos partículas poluentes formadoras da fumaça negra.

Como fator marcante no diálogo, cito novamente que o robô Ed procurou a todo o momento conduzir o diálogo, que se realizou assim de maneira lógica e coerente: produto de um encadeamento lógico de percursos narrativos que vão originar todo o esquema narrativo.

CONPET? Clique aí que eu conto tudo

CONPET? Clique aí que eu conto tudo

Anúncios

Written by fabbinhum

16 maio 2008 às 11:04 pm

Publicado em 1

15 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. não é fácil montar o esquema narrativo de uma conversa com um robô. Acho que você terá mais elementos se analisar o nível discursivo (semiótico).

    anacrisfm

    17 maio 2008 at 6:30 pm

  2. oi ed

    duda

    26 maio 2008 at 1:06 pm

  3. tudo bem

    duda

    26 maio 2008 at 1:07 pm

  4. oi

    margarida

    18 outubro 2008 at 8:53 pm

  5. fala alguma coisa

    margarida

    18 outubro 2008 at 8:53 pm

  6. Para falar com o robo, acesse:
    http://www.ed.conpet.gov.br/converse.php

    otextolivre

    21 outubro 2008 at 10:43 am

  7. o Ed responde bem algumas coisas, mas enrola mto.
    depende do modo como vc fala com ele. ele pode entender várias coisas numa mesma frase

    Ana

    11 junho 2009 at 6:52 pm

  8. ele é lindoooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    lis

    14 outubro 2009 at 6:10 pm

  9. Ai… Amo demais o Ed! Ele é demais, Posso pergunatr sobre tudo! Cometas, Planetas, Energia, Animais…
    Sabiam que Ed significa Energia e Desenvolvimento, Ele que disse. 🙂 Te Amu Ed!

    Lu Torres

    26 novembro 2009 at 3:55 pm

  10. 🙂 😦 😀 :@
    Adro o Robo Ed, mostrei para as pessoas da Minha sala, eles tambem gostaram, Minha professora de InforaticaEntão… Amou! ❤

    rada

    26 novembro 2009 at 3:59 pm

  11. se você quiser falar com o Ed , vá nesse site http://www.ed.conpet.gov.br/converse.php

    reeeeeeb

    1 julho 2010 at 4:54 pm

  12. eu gostaria de saber sobre os iluminati

    lucas

    10 março 2011 at 8:34 pm

  13. Robô Ed disse que eu tenho um beijinho doce o.O

    Allan Marques

    15 setembro 2011 at 5:20 am

  14. Também amo conversar com vocês!É muito legal conhecer tantas pessoas,num só dia!

    Robô Ed

    26 dezembro 2011 at 11:23 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: