Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Blog e chat e fórum: desafios e possibilidades.

with 2 comments

Com o surgimento da rede mundial de computadores em meados dos anos oitenta, as possibilidades das pessoas ao redor do mundo se comunicarem ampliaram-se satisfatoriamente. Antes, formas eficazes utilizadas para a comunicação a longa distância já existiam, porém a partir da rede mundial de computadores – mais comumente chamada de Internet – pessoas ao redor de todo o mundo descobriram uma nova maneira de se comunicar com alta interatividade e rapidez.
Nesse meio virtual, inúmeras ferramentas capazes de facilitar a comunicação foram surgindo ao longo dos tempos. Atualmente, após quase vinte anos do surgimento da Internet, tecnologias foram se desenvolvendo. Hoje, além dos populares sites de relacionamento, como o Orkut, FaceBook, destacam-se também os blogs, os fóruns e os mais que populares, chats.
Com relação aos blogs, chats e fóruns todos possuem características específicas e neste artigo explicitaremos à luz da teoria da comunicação, desenvolvida por Ignácio Assis Silva, cada uma dessas ferramentas virtuais de comunicação, explicando seu funcionamento, sua utilização e oferecendo informações sobre as vantagens e desvantagens de cada uma delas nos processos comunicativos.
A palavra blog, como é popularmente conhecida, é uma abreviação de Weblog. Blogs são páginas da Web onde são publicados registros de informações diárias. Normalmente, os blogs são utilizados como diários pessoais, o que não impede, porém, que seja publicado qualquer tipo de conteúdo. As mensagens publicadas são denominadas posts. Um ponto interessante a respeito dos blogs, é que geralmente as mensagens, ou posts, não tem destinatário específico, estas podem ser respondidas até mesmo pelos usuários que acessam o blog.
Outra ferramenta virtual muito usada na comunicação virtual é o fórum. Fóruns são espaços destinados a promover debates através de mensagens publicadas abordando uma mesma questão. Nos fóruns, os usuários têm espaços geralmente organizados por duas divisões organizacionais, a primeira faz a divisão por conteúdo e a segunda faz a divisão desses conteúdos em tópicos. Nos tópicos os usuários podem publicar mensagens que em geral são ordenadas decrescentemente por data. Os fóruns seriam, portanto, um franco espaço de opinião em que os usuários podem expor suas idéias e debater a de outros. Os temas são freqüentemente escolhidos por um único usuário e a partir dele são iniciadas os debates.
Os chats são espaços que possibilitam conversas em tempo real através do computador. Assim, por permitirem que conversas sejam realizadas em tempo real, os chats possibilitam que os contatos entre os usuários realizem-se de forma dinâmica e até com certa interatividade.
Foi exposto até aqui uma definição rápida do que sejam esses meios de comunicação, e suas vantagens, porém, ainda não foi dito a respeito dos ruídos causados por esses tipos de conversas. De acordo com o esquema de Ignácio Assis Silva, nesses três veículos de conversação encontramos três tipos de ruídos: o semiótico, o físico e o lingüístico. O semiótico é aquele no qual deixamos lacunas na fala e ela pode ou não ocasionar uma falha na conversa, isso acontece quando decidimos não contar algo que achamos que nosso destinatário já sabe, mas ele pode não saber e com isso irá ocorrer o ruído semiótico na conversa. Dentre os três tipos de veículo: blog, fóruns e chat, o que se verifica uma maior ocorrência desse ruído é o chat, por ser uma conversa em tempo real e portanto, por ser mais dinâmico as pessoas digitam sem se preocuparem tanto com o que estão escrevendo, por outro lado, se o destinatário não entender, ele pode tirar sua dúvida no mesmo instante e o ruído semiótico ser resolvido. Nos fóruns e blog, esse ruído também pode ocorrer, porém não há como resolvê-lo instantaneamente.
O ruído físico pode ser imperceptível ou impedir a comunicação, isso ocorre quando deixamos de digitar uma letra de uma palavra ou um acento ou até mesmo uma pontuação mal colocada e dependendo da palavra ou da frase ocorre uma falha na comunicação. Esse tipo de ruído acontece nos três meios de comunicação, porém é mais corrente nos chats por ser instantânea a fala, nos outros, há tempo para revisão do texto, mas mesmo assim pode deixar passar algum ruído.
No caso do ruído lingüístico, é possível que ocorra mais nos blogs, pois esse ruído é ideológico, isto é, tem relação com classes sociais, culturais, profissionais etc. Uma pessoa pode ler um texto no blog e não compreendê-lo por não ter um conhecimento a respeito do assunto, isto é, o código usado não é de seu conhecimento e com isso há falha na comunicação, pois o destinatário não conseguiu compreender o texto por falta de conhecimento específico. Já no chat e fórum, esse tipo de ruído é menos comum por pressupor que os participantes já conheçam o assunto abordado, mas, é claro, que pode ser dito algo que alguém não tenha conhecimento, e, portanto, ocasione uma falha.
Pode-se perceber que os ruídos estão sempre presentes nos textos e nas falas, mas há os que não afetam e os que afetam de modo importante a comunicação. Por mais cuidado que se possa ter, estaremos sempre prestes a cometer algum desses ruídos. O bom é quando se pode resolvê-los, mas se não for possível, só lamento!

Este texto foi produzido por Fábio Oliveira (fabbinhum) e Stella Brum (stella).

Anúncios

Written by fabbinhum

15 maio 2008 às 10:28 pm

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Quanto mais ágil a forma de comunicação, maior a ocorrência desses ruídos. No entanto, é fantástica a capacidade humana de comunicar-se a despeito deles (ou com eles). Não acredito que seja possível uma comunicação sem qualquer tipo de ruído.

    anacrisfm

    17 maio 2008 at 6:27 pm

  2. agradecimentos para este local mas isn’ t ele availible em inglês?

    ingiltere dil okulu

    12 setembro 2008 at 10:32 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: