Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Trolls. É possivel controlar?

with one comment

 

A internet é um hoje um dos veículos de comunicação mais utilizados em todo o mundo. Hoje, através do mundo virtual, pessoas ao redor do mundo podem se comunicar, divulgar informações, trocar idéias, enfim, fazer milhões de coisas através da tela de um computador que esteja conectado.

Os espaços que possibilitam conversas, diálogos e debates são os mais preferidos entre os usuários, assim os chats, fóruns, blogs e vários outros espaços que possibilitam que informações sejam trocadas são os mais acessados.

Nesses espaços, a comunicação geralmente se dá de maneira bem saudável e pacífica, porém não são raros os usuários que tentam de alguma forma atrapalhar a comunicação.Uma gíria bem conhecida no área da informática define este tipo de usuário, são os chamados trolls. Os trolls atuam de diversas formas e são de certa maneira facilmente identificados pelo seu comportamento: deixam recados ofensivos em blogs, criam usuários falsos em páginas pessoais nas redes de relacionamento, provocam discussões em fóruns e etc.

Em espaços destinados a conversas em tempo real, os chamados chats, os trolls atuam de uma maneira bem peculiar: tentam atrapalhar o diálogo de outros usuários enviando mensagens repetitivas, perguntas descontextualizadas, e comentários destrutivos destinados aos usuários são também muito comuns.

Em chats públicos os trolls são muito freqüentes. Diante disso muitos provedores atuam como moderadores (geralmente um grupo de pessoas que controlam as mensagens enviadas entre usuários) com o objetivo de criar alternativas para controlar os usuários mal intencionados. São várias as táticas para coibir os trolls: certos provedores chegam mesmo a excluir os usuários que se comportam de maneira inadequada. Outros preferem agir com cautela apenas enviando mensagens aos usuários com a intenção de orientar e proteger os freqüentadores dos chats.

Em aulas onlines, através de chats, a presença de trolls também pode ocorrer. Nesses casos, é, portanto indispensável a presença e atuação do moderador. Geralmente, cabe ao professor da disciplina ministrada o papel de atuar como moderador. Assim caberia a ele monitorar, como por exemplo, a presença de usuários que não são alunos da disciplina e também controlar os diálogos entre os alunos, permitindo ou não certos diálogos e intervindo sempre que necessário ao perceber que o assunto em questão não é relevante à disciplina.

Enfim, destaca-se que os moderadores têm, portanto, um papel importante no controle dos trolls, mas também se destaca muito relevante a atuação dos demais usuários (que não são moderadores) diante de usuários que se comportem como trolls: a dica é ignorá-los sempre.

 

Anúncios

Written by fabbinhum

29 abril 2008 às 2:31 am

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Já li sobre comunidades que foram fechadas por causa de trolls. Isso foi total incapacidade de lidar com o problema. Pra moderar algo assim tem que se ter paciência e não se deixar levar por opiniões extremas e/ou idiotas.

    Edmilson Rafael

    13 setembro 2010 at 8:37 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: