Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Por que software livre?

with one comment

À primeira vista, o software livre assusta. Afinal, geralmente estamos muito acostumados ao Windows. Entretanto, a maioria das pessoas que conheço vê grandes vantagens em usar o software livre: primeiro, ele é livre, isto é, não se cobra pelo seu uso; segundo, ele é adaptável às necessidades de cada usuário, e essas adaptações podem ser feitas pelo próprio usuário.

Da primeira vantagem, dificilmente alguém discordaria. O problema é a segunda, pois, embora muitos usuários de computador tenham domínio de como usar um programa, poucos sabem como fazê-lo ou alterá-lo. Mas isso não deveria ser um impedimento, ao contrário, deveria ser um estímulo ao aprendizado. A informática é uma ferramenta essencial na vida moderna, portanto, é do interesse de todos dominar conhecimentos dessa área, já que, como sabemos, conhecimento é poder tem conseqüências para o grau de liberdade dos indivíduos, sociedades e países.

Talvez muitas pessoas não saibam, mas há várias comunidades de usuários de software livre que existem para divulgar o conhecimento dessa tecnologia e ajudar os iniciantes. Nelas, os usuários mais experientes orientam os novatos. Esse tipo de comunidade faz parte da própria filosofia de conhecimento aberto e coletivo do software livre.

A mesma filosofia de conhecimento aberto construído coletivamente que orienta o software livre é a que deve prevalecer na sala de aula, por exemplo. O professor, como usuário mais experiente, orienta os alunos na aquisição e produção do conhecimento próprio. Nesse processo, todos aprendem, não só os alunos, mas também o professor, pois ele não ocupa uma posição de detentor de um conteúdo final que lhe confere superioridade e deve ser transmitido aos alunos que estão em posição inferior por não deter esse conteúdo. Ao contrário, o conteúdo do conhecimento se forma e se modifica durante a interação entre os participantes da aula, assim como o software livre é modificado por cada usuário.

Anúncios

Written by cfrib17

25 abril 2008 às 1:16 am

Publicado em texto livre

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Excelente! Única questão: software livre não se restringe a Linux. Você pode usar vários programas livres no próprio Windows, tal como o Firefox. Além disso, uma questão mais técnica, um software grátis não é necessariamente livre: para ser livre é preciso que todos tenham acesso ao seu código, à forma como ele funciona, podendo alterá-la para fins específicos desde que seja mantida essa licença livre. O Skype é um exemplo de software grátis que não é livre.

    anacrisfm

    17 maio 2008 at 6:01 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: