Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Troll: o papel do chato no chat

with one comment

A definição de troll no âmbito da informática é derivada da expressão trolling for suckers (lançando a isca para os trouxas) e designa alguém cujo comportamento tende a enfurecer ou provocar as pessoas em uma discussão feita através de chat via internet. Esse termo é normalmente atribuído aos causadores de flamewars, ato de publicar mensagens deliberadamente hostis e ofensivas dentro, em geral, do contexto cibernético.

Em uma conversa em tempo real, que ocorrem na internet em salas de bate papo, msn, icq, entre outros programas, o comportamento das pessoas é o mais variado, pois depende da finalidade que essas conversas possuem. Comumente, as salas de bate papo são utilizadas por aqueles internautas que desejam conhecer novas pessoas e estabelecer novas amizades e contatos. Assim, a princípio os indivíduos se apresentam e utilizam um vocabulário mais formal, algo que vai sendo modificado ao longo do diálogo.

Nos programas como icq e msn, se interagem, na maioria dos casos, indivíduos que já se conhecem. Portanto, desde o início o vocabulário utilizado é informal e é muito corrente o uso de expressões típicas do “internetês”, como tc, teclar, o que na internet designa conversar, e hahahaha, uhauhauha ou kkkkkkkk, que demonstram risadas.

Dessa maneira, é comum que pessoas “troll” apareçam com mais freqüência nas salas de bate papo, uma vez que elas são abertas a qualquer um, não sendo necessário nenhum tipo de cadastro. Para se conectar, basta oferecer um nickname, ou seja, um apelido. Já nos programas, há um registro dos indivíduos e cada um pode selecionar aqueles com os quais deseja interagir. Assim, caso alguém indesejável ou desagradável apareça, é possível bloqueá-lo ou excluí-lo de sua lista de contatos. Pode-se então afirmar, que cada um tem o papel de mediador de seu msn ou icq, por exemplo.

Aulas on line, realizadas em chats estão cada vez mais comuns, sobretudo nas universidades, uma vez que encurtam distâncias e difundem o conhecimento. Esse tipo de chat é conduzido por um mediador, no caso o professor da disciplina, e a presença do comportamento troll é praticamente inexistente. Esse tipo de sala de bate papo virtual é divulgada somente para os alunos que decidem cursar essas matérias, sendo assim, pessoas com um comportamento inadequado raramente aparecem. Nesse tipo de aula virtual, é esperado que os participantes se comportem de maneira mais formal e que os assuntos debatidos sejam de interesse exclusivo da disciplina ensinada.

Finalmente, um dos trabalhos realizados pelos alunos de Oficina de Texto em Língua Portuguesa – ênfase em Semiótica da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, foi uma conversa virtual com um robô, denominado Ed. Por fazer parte de um projeto desenvolvido, cujo objetivo é a preservação do Meio Ambiente, os conhecimentos de Ed são em grande maioria relacionados ao desenvolvimento sustentável, parques ecológicos e fontes alternativas de energia. Além disso, ele é programado para abordar algumas informações relacionadas a sua vida, como o lugar de onde veio, a língua que fala, o que gosta de fazer, dentre outros aspectos. Se alguém de comportamento Troll tentasse interagir com Ed, a conversa provavelmente seria completamente inteligível, pois o robô seria incapaz de compreender os insultos de alguém com esse tipo de comportamento. Com isso, Ed poderia ser considerado o mediador dessa conversa.

Anúncios

Written by nadinhaaa

24 abril 2008 às 8:21 pm

Publicado em semiótica

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Seria interessante se você tivesse tentado realiar essa conversa “troll” 😉

    anacrisfm

    17 maio 2008 at 5:48 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: