Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Novas maneiras de se comunicar

with one comment

Os blogs, fóruns e chats são formas de comunicação que a cada dia se tornam mais populares entre aqueles que acessam a internet. Essas novas maneiras de se comunicar podem assumir vários tipos e formas, e, portanto, possuem variadas funções. Alguns blogs se limitam a descrever o cotidiano de determinadas pessoas e grupos, enquanto outros assumem funções mais jornalísticas e informativas, como os blogs dos jornalistas Ricardo Noblat e de Mino Carta. Existem na rede, blogs nos quais se publicam artigos, poemas, contos, crônicas, ensaios e críticas, mas essencialmente todos esses links são, sobretudo, um novo jeito que os indivíduos encontraram para expressar pensamentos, idéias e até mesmo vontades e desejos.

Muitos sites da rede são interativos e abrem espaço para discussão sobre os mais variados temas. Esses são conhecidos como fóruns, e através deles é possível deixar registrada a sua opinião a respeito de um assunto, que será visível para que os demais possam opiniar, concordar ou discordar. Esse tipo de interatividade já se tornou tão abrangente, que atingiu até mesmo o sistema educacional. Muitas disciplinas da UFMG são discutidas em fóruns, o que enriquece ainda mais o aprendizado dos alunos, a partir da exposição e posterior discussão dos entendimentos de cada um.

Os chats são bastante similares aos fóruns, porém sua principal diferença é que são realizados em tempo real e os fóruns podem ocorrer e ficar expostos por um período de tempo mais longo. Esse é um dos principais meios que as pessoas utilizam para manter contato com amigos antigos, ou familiares que moram longe. Por ser um meio bastante eficaz e gratuito, ele substitui cada vez mais as cartas convencionais e os telefonemas. Além disso, com o auxílio de uma webcam e de um microfone é possível ver e ouvir a pessoa que está do outro lado, o que torna a conversa pelo computador ainda mais próxima de um contato real.

Todas essas novas ferramentas possuem em comum a vontade que um emissor (destinador) possui de transmitir uma mensagem a um receptor (destinatário). Ou seja, são formas relativamente recentes que buscam simplesmente transmitir informações a outro alguém.

Como qualquer outro meio de comunicação, os blogs, fóruns e chats estão sujeitos a variados tipos de ruídos. Esses podem ser físicos, ou seja, podem estar ligados ao canal pelo qual a mensagem é transmitida, como também podem estar conectados diretamente ao emissor, ao receptor ou ao código contido na mensagem. São exemplos de ruídos uma voz baixa, um barulho muito alto, uma palavra digitada incorretamente. Uma mensagem também pode ter um código desconhecido pelo receptor, o que impede a compreensão da mensagem. É importante ressaltar que é considerado ruído somente aquilo que impede ou que atrapalha a comunicação.

O objetivo principal de qualquer mensagem é produzir mudanças de comportamento no destinatário. Evidentemente, nem sempre isso ocorre, devido aos ruídos. Para que essa meta seja cumprida é necessário que o emissor construa informações claras, objetivas e principalmente com signos que façam parte do repertório do receptor.

Anúncios

Written by nadinhaaa

4 abril 2008 às 1:28 am

Publicado em comunidades online

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Cabe perguntar: o que está mais sujeito a ruídos: o chat, o fórum ou o blog?

    otextolivre

    23 abril 2008 at 7:00 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: