Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Blogs, chats e fóruns como ferramentas de comunicação

with one comment

Blogs, chats e fóruns são ferramentas de comunicação que surgiram com a internet. Como toda ferramenta de comunicação, eles possuem característias de uso específicas, embora compartilhem entre si algumas características.

Em toda situação comunicativa, há alguns componentes básicos essenciais, como o destinador (aquele que emite a mensagem), o destinatário (o que recebe a mensagem), a mensagem (seqüência de sinais organizados), o código (espécie de linguagem que torna possível a transmissão da mensagem) e o canal (suporte material da linguagem). Além disso, em toda situação real de comunicação ocorrem ruídos, que são perturbações no percurso da mensagem do destinador até o destinatário, e nunca há correspondência exata entre a experiência que o destinador pretende transmitir e a que é de fato compreendida pelo destinatário.

Blogs, chats e fóruns compartilham alguns desses elementos: o canal é a internet e o código é predominantemente a língua escrita. Entretanto, pode haver vários subcódigos: o tipo de grafia e sintaxe que se usa num chat, por exemplo, tende a se aproximar da língua falada e a ser muito mais informal do que o que se usa num fórum. Já os blogs podem apresentar enorme variação, dependendo de seu objetivo e público-alvo. Há desde blogs mais formais, como os jornalísticos, aos mais informais, como costumam ser os blogs pessoais.

O destinatário também pode variar bastante de acordo com cada uma das ferramentas: blogs normalmente são destinados ao público em geral, enquanto fóruns e chats comportam mais restrições. O tempo da comunicação é outro aspecto importante, pois nos fóruns e blogs o destinador não tem resposta imediata do destinatário, ao contrário do que ocorre nos chats.

Os três ambientes de comunicação têm sido usados para fins acadêmicos. A manutenção deste blog, por exemplo, é parte do aprendizado de uma disciplina cujas aulas ocorrem num chat e que conta também com fóruns de discussão para que os alunos e a professora troquem informações.

Anúncios

Written by cfrib17

4 abril 2008 às 2:32 am

Publicado em comunidades online

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. gostei da análise. faltou falar um pouco da questão do ruído, mas está muito bom assim!

    otextolivre

    23 abril 2008 at 7:07 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: