Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Aula no chat é difícil!!!

with 3 comments

Olá a todos!
Acho interessante compartilhar com vocês a impressão que estou tendo desde que comecei a dar aulas usando computador, online ou não.
Sempre que uma aula acontece no chat, as pessoas ficam bastante impressionadas e vêm me dizer que não conseguem expressar-se tão naturalmente como o fariam face a face. No entanto, o que vejo (e vários estudos comprovam) é exatamente o contrário: as pessoas “falam” mais no chat do que face a face.
Porque será que acontece esse conflito entre nossas impressões? A meu ver, é muito simples.
A aula do dia 28 (aula teórica sobre o esquema de comunicação), por exemplo, se fosse dada numa sala com giz e quadro negro (e mesmo com retroprojetor ou datashow), seria uma aula expositiva, na qual a professora fala e os alunos escutam e anotam o que puderem. Eventualmente alguém faz uma pergunta, geralmente só se o professor (eu) vier com a famosa “alguma pergunta?”, que acontece quando o professor (eu) decide que é hora para perguntas. No entanto, como há troca de olhares, como posso ver vocês balançando as cabeças, existe um tipo de interação que não há no chat.
O que há no chat, nessa mesma aula expositiva, é que vocês precisam verbalizar todas (ou quase todas) as suas manifestações para que sejam comunicadas. Isso é mais difícil do que simplesmente balançar a cabeça ou sorrir.
Então, dirão vocês, o chat é muito menos interativo que a aula presencial. Eu respondo: não, não é.
Primeiro, porque o tipo de interação que ocorre numa aula presencial expositiva é de natureza passiva: vocês apenas demonstram que estão acompanhando a aula e somente fazem perguntas quando lhes é solicitado (salvo raras excessões).
Segundo, porque no chat vocês falam muito mais, vocês interrompem minha aula, me fazem repensar o que estava dizendo, acrescentam dados e me obrigam a buscar soluções que eu não tinha preparado. Ou seja, a interação não é somente melhor em termos quantitativos (porque falam mais), mas também em termos qualitativos (porque remodelam a aula preparada).
Eu me arrisco sempre quando dou uma aula assim. Convido todos a se arriscarem comigo 😉

Written by anacrisfm

4 abril 2008 às 7:40 pm

Publicado em educação

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. estou discorrendo sobre a Dialogicidade, palavra muito usada por Paulo Freire, em Pedagogia do Oprimido, e me veio a idéia de colocar sobre o diálogo, prof e aluno, hoje através da educação a distância. Surgiu então o chat. Utilizei esse pensamento de prof on line, que mesmo sem ver o rosto do aluno, sabe conduzir a aula, repensando e buscando soluções. Obrigada.

    Maria Luisa Marques

    8 agosto 2009 at 12:37 pm

  2. Por favor qual chat (aplicativo etc) você utiliza? Agradeço se puder compartilhar essa dica.

    sandra

    22 março 2015 at 1:25 am


Deixe um comentário

