Blog dos voluntários do Texto Livre

www.textolivre.org

Um olá a todos!

with 2 comments

Somos alunos que cursam no 1º semestre de 2008 a disciplina Oficina de Produção de Textos em Língua Portuguesa com Abordagem Semiótica. O objetivo desta é aplicar os conhecimentos da semiótica à documentação de software livre de comunidades da internet, além de analisar aspectos da linguagem utilizada por aqueles que dão suporte a usuários através da rede. O grupo é composto em sua maioria por alunos do curso de Letras da UFMG, mas também conta com alguns estudantes de outras áreas.

A disciplina Oficina de Produção de Textos em Língua Portuguesa com Abordagem Semiótica será oferecida em um formato pouco usual para a maioria dos alunos: o ambiente virtual. As razões para essa escolha são muitas e nos parece que a principal delas seja a adequação das aulas aos objetivos da disciplina.Assim, muitos alunos inicialmente disseram não possuir a intimidade que julgavam necessária com o computador, pois acreditavam que, para um bom aproveitamento do curso – visto que ele é online –, isso seria essencial; outros discordaram e alguns até desistiram… Essa reação é compreensível, já que a forma tradicional de ensino, caracterizada pelo contato direto entre aluno e professor, é ainda o método mais comum de aprendizagem e, mesmo que ele pareça nos dias de hoje ultrapassado, para alguns é inegável a sua eficiência.

Para os alunos que aceitaram o desafio e decidiram se aventurar nesse novo ambiente didático, o formato das aulas tem se tornado agradável, e o “confronto” com o PC, um interessante desafio. Estes são temperos que dão o tom de nossas primeiras atividades, e tudo que resultar de nossas discussões e experiências será publicado neste blog.

_____________________________________________

Por: Alessandro (agonassis), Cintia (cfrib17), Ciro (cironogueira), Gabriela (gabiesteves), Gleiciene (gleiciene) e Humberto (betinhomoreno).

Anúncios

Written by cironogueira

29 março 2008 às 1:46 am

Publicado em educação

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Olá, colegas,

    Fiz essa mesma disciplina a um ano atrás e o mais interessante foi a maior liberdade para participação que, por diversos motivos, às vezes é impedida em disciplinas presenciais. Fiz uma análise final sobre os contextos presentes no chat usando a nossa própria interação daquele tempo para isso. Isso foi muito interessante para aplicar a teoria semiótica e também para perceber uma ampliação que pode ser alcançada pela interação virtual. Espero que aprendam muito uns com os outros e façam bom proveito dos conhecimentos compartilhados.

    Abrs,
    Dani

    Daniervelin

    1 abril 2008 at 5:52 pm

  2. Talvez seja importante lembrar que, além da questão da comunicação real que está sendo estudada e vivenciada pelos alunos, a aplicação da semiótica neste ambiente é extremamente produtiva. Mas chegaremos lá 🙂

    otextolivre

    23 abril 2008 at 6:51 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: